Marketing de Conteúdo: um novo campo de atuação para jornalistas
Vem comigo até o final desse artigo. Tenho um convite pra te fazer.
O cenário atual do Jornalismo em todo o Brasil é preocupante. Redações reduzidas, baixos salários e demissões, infelizmente, fazem parte da realidade dos profissionais que atuam em boa parte da imprensa. Essa situação frágil não garante nenhuma solidez às carreiras dos jornalistas.
A notícia boa é que, mesmo com todo esse cenário crítico, que marca uma certa crise do modelo atual, os novos tempos do consumo de informação on-line geram novas possibilidades de trabalho para os jornalistas.
Vamos concordar que informação sempre será necessária e, em tempos de novas mídias, está sendo mais do que nunca. A habilidade do jornalista de produzir boas matérias, com apuração cuidadosa de informações e boas histórias é bastante útil para estes canais que surgem com o avanço das plataformas digitais.
Ninguém melhor do que o jornalista para oferecer informação de verdade, bem estruturada e apresentada em linguagem clara e acessível. Saber pesquisar, buscar informações de fontes seguras e ter facilidade para a produção de conteúdos com temas diversos já o coloca um passo à frente dos demais profissionais.
Marketing de Conteúdo
Para ampliar a sua área de atuação e potencializar as suas habilidades, os jornalistas podem atuar na área de Marketing de Conteúdo, produzindo informações de qualidade para as marcas que buscam criar vínculo com a sua audiência, compartilhar conhecimento e gerar autoridade para o seu público.
Marketing de Conteúdo não é mais uma tendência, é uma realidade nas empresas. Quer ver só:
- O faturamento por meio do branded content no Brasil em 2018 deve passar de US$ 8 bilhões para US$ 21 bilhões, com um aumento de quase 200%. (Fonte: Business Insider).
- 71% dos negócios no país já adotam o Marketing de Conteúdo (Fonte: Content Trends 2017)
- 69,5% dos entrevistados afirmaram que preveem um aumento no orçamento destinado a conteúdo nos próximos 12 meses. (Fonte: Content Trends 2017).
- 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo todo dia. (Fonte: eMarketer).
- O crescimento ano após ano no tráfego do site original é 7,8x maior para os líderes de marketing de conteúdo em comparação com seguidores (19,7% contra 2,5%). (Fonte: Aberdeen).
- Marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional. (Fonte: DemandMetric).
O “X” da questão é que, para ser um bom profissional de Marketing de Conteúdo, não basta “escrever bem”.
É preciso que o profissional esteja preparado para o universo do marketing, conhecer sobre otimização para os motores de busca (SEO), entender sobre formatos possíveis, dominar a criação de uma estratégia de conteúdo eficiente e conhecimentos gerais de marketing digital. Ao se qualificar, o jornalista terá muito a oferecer a este novo mercado, seja dentro ou fora das redações.
Um convite para a atualização profissional
Depois de ler isso tudo, você deve estar perguntando: Como vou me preparar? Por onde começar?
A atualização profissional é necessária e quero te convidar para assistir à palestra gratuita “Marketing de Conteúdo – Tendências e Oportunidades”, que realizarei em parceria com a Faculdade Unipessoa, em Salvador. Sou jornalista de formação, atuei 5 anos em redação e mais 18 anos com assessoria de imprensa. Desde 2015, estou dedicada ao Marketing de Conteúdo. Quero compartilhar a minha experiência com você. Veremos como a produção de conteúdo pode valorizar marcas, atrair clientes, alavancar negócios e gerar novas oportunidades profissionais.
Confere os dias e horários:
- 13/07 (sexta) – 11h
- 19/07 (quinta) – 17h
- 19/07 (quinta) – 19h
Local: Unipessoa – Rua Dr. José Peroba, 275. Edf. Metrópólis Empresarial, Cobertura, STIEP. Salvador – BA.
Para realizar a inscrição, basta enviar um e-mail para palestra@unipessoa.com.br informando:
- Nome completo,
- WhatsApp,
- Data e horário que vai participar.
Te espero. Vamos trocar muita informação.