Marketing de Conteúdo na área de Saúde: tudo o que você precisa saber
A internet tem se tornado a principal fonte de informação dos brasileiros. E isso não é diferente quando falamos do segmento de Saúde. Da mesma forma que as pessoas fazem pesquisas na internet sobre informações de um serviço ou produto, elas também buscam informações relacionadas à saúde. Daí a importância dos médicos e profissionais da área investirem numa presença on-line relevante.
De acordo com o Google, a cada 20 pesquisas realizadas no buscador, uma é relacionada à saúde, o que corresponde a 5% de todas as buscas realizadas no site. O número é tão notório que, desde 2016, a empresa criou o Google Health — uma área na página de resultados que exibe um resumo sobre a doença ou problema de saúde relacionado à pesquisa realizada pela pessoa.
De acordo com o portal Minha Vida, maior site sobre saúde e bem-estar do Brasil, 94% dos brasileiros entrevistados responderam que buscam informações de Saúde na internet. Os dados são do trabalho Jornada Digital do Paciente, realizado em 2016. O levantamento descobriu também que 78,3% dos entrevistados buscavam informações sobre os sintomas inclusive depois da consulta médica, principalmente entre os jovens. Isso mostra a importância do profissional de saúde ter seus canais digitais atualizados e com conteúdos de qualidade para atingir essa audiência.
O que é mesmo o marketing de conteúdo?
O “marketing de conteúdo” significa a produção de conteúdos altamente relevantes para o seu público-alvo, com o intuito de sanar dúvidas e curiosidades sobre um determinado tema ou assunto. Através desse conteúdo, a sua marca se aproxima mais do público, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas. Como consequência, isso vai gera mais negócios devido ao impacto positivo.
Mas por que investir em marketing na área de saúde?
Antes de fazer qualquer investimento, nós queremos saber quais são as vantagens dele, não é mesmo? Vamos listar para você alguns benefícios de investir em uma iniciativa de marketing de conteúdo para a área de saúde.
– OFERECER ACESSO À INFORMAÇÃO: Será um grande serviço à população ofertar informações de qualidade na área de Saúde. Como boa parte das pessoas acessa o Google para ter mais informações sobre doenças e tratamentos, é importante que profissionais qualificados estejam produzindo conteúdo para alertar sobre sintomas e recomendar as melhores formas de prevenção. Ajudar as pessoas é a melhor forma de chamar a atenção para o seu conhecimento.
– CONQUISTAR MAIS PACIENTES: Investir no Marketing de Conteúdo irá aumentar a visibilidade de sua marca/clínica e gerar autoridade sobre os assuntos abordados. Essa autoridade contribuirá para a conquista de novos pacientes, uma vez que a tendência é que as pessoas interessadas no assunto queiram se consultar com o profissional para aprofundar as informações sobre os tratamentos para o seu caso específico.
– FIDELIZAR CLIENTES ANTIGOS: Além de atrair novos clientes para o seu negócio, o marketing de conteúdo também vai ajudar a fidelizar aqueles clientes que já se consultam com você. Claro que ser um bom profissional e mostrar preocupação com o seu paciente ainda é o principal fator de fidelização, mas demonstrar o seu conhecimento sobre determinado assunto pode ajudar a convencê-lo a voltar a se consultar com você em outra oportunidade. Além disso, você consegue manter o seu paciente informado sobre os assuntos relacionados à saúde.
Existe alguma limitação legal do marketing nessa área?
Sim. O Conselho Federal de Medicina criou certos limites para as estratégias de marketing de uma clínica. Vamos conhecer alguns desses limites.
– Uso de fotos do paciente: é proibido usar fotografias dos pacientes com o intuito de demonstrar resultados de tratamento, mesmo que eles tenham autorizado o uso.
– Redes sociais: a divulgação de endereço e telefone do consultório está permitida. Porém, é preciso tomar cuidado para que as postagens não assumam um tom sensacionalista ou não deixem a entender que os resultados dos tratamentos são garantidos. Você também pode se comunicar com seus pacientes através das redes sociais, tirando dúvidas e permitindo o agendamento online.
– Expressões vetadas: As peças de marketing médico não podem trazer expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras semelhantes. Também é proibido oferecer garantia de resultados do tratamento a pacientes ou familiares.
– Blog: O Conselho permite o uso da ferramenta blog, pois acredita que é uma forma de disseminação de conhecimento científico, além de disseminar informações sobre a área médica. O médico apenas não pode prestar consultoria a pacientes em seu blog.
Certo. Qual o próximo passo?
Agora que você optou por usar uma estratégia de marketing digital, é preciso definir os seus objetivos. Você precisa saber quais os seus objetivos principais, para depois direcionar os esforços para conquistá-los. Alguns exemplos desses objetivos podem ser a conquista de novos pacientes, fidelização de clientes, disseminação de informação sobre doenças e tratamento, dentre outros.
Feito isso, é o momento de definir quais as estratégias de marketing digital que você vai adotar para o seu negócio. Existem diversas opções de estratégias e o ideal é avaliar quais funcionarão melhor para o seu público. Você pode optar pelo marketing de conteúdo, pelo e-mail marketing, redes sociais, um site, aplicativo próprio, dentro outros.
Quando tiver definido os objetivos e canais para a sua estratégia, é chegado o momento de escolher um bom indicador de desempenho. No marketing digital, ele é chamado de KPI e são necessários para saber se a sua estratégia está funcionando ou não. A coleta dos resultados de cada canal é necessária para saber quais os pontos do planejamento precisam de ajustes e quais estão funcionando e obtendo resultados.
Mas como eu estruturo tudo o que planejei?
Toda estratégia de marketing digital precisa ser bem planejada para gerar os resultados satisfatórios. Mas é preciso também saber como estruturar todo esse planejamento e preparar a estratégia de marketing na área da saúde.
- a) CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO: Após definir os canais a serem usados na sua estratégia de marketing digital, chegou o momento de criá-los. Também é preciso escolher bem as ferramentas que você vai utilizar, de maneira a facilitar o seu trabalho diário com esses canais.
- b) ATENDIMENTO: Um consultório sempre tem alguém que fica responsável pelo atendimento, não é mesmo? Mas com o investimento em outros canais digitais, pode ser que a demanda de atendimentos fique maior. Isso não apenas com os novos clientes. Será preciso responder as dúvidas e manter as redes sociais atualizadas, caso tenha optado por esse canal. Talvez a solução seja contratar alguém para gerir esses canais digitais. Outra possibilidade é escolher uma boa empresa de comunicação para fazer a gerência dos canais envolvidos em sua estratégia de marketing digital.
Há alguma última dica que devo saber antes de iniciar a minha estratégia?
Sim. Não adianta uma boa preparação e planejamento se a execução da estratégia não for bem feita também. Por isso, separamos três últimas dicas que podem lhe ajudar a ter sucesso com a estratégia de marketing digital para a sua clínica. Confira:
– NÃO DESVIE DO PLANO: Manter o que foi planejado é a melhor maneira de garantir que sua estratégia de marketing digital tenha os resultados esperados. Por isso, é preciso resistir às tentações de mudar o que já foi definido. Espere a análise sobre o desempenho de suas estratégias para pensar em possíveis mudanças.
– USE INDICADORES DE DESEMPENHO: Você não tem como prever todos os resultados que sua estratégia vai obter. Por isso, não se esqueça de usar os indicadores de desempenho para saber quais estratégias estão funcionando e quais devem ser abandonadas. Por meio desses indicadores, você também poderá fazer alguns ajustes em suas estratégias.
– MANTENHA SEMPRE O FOCO: Os resultados do marketing digital não são instantâneos. Por isso, é extremamente importante que você continue mantendo o foco nos objetivos que deseja atingir.
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