A internet tem se tornado a principal fonte de informação dos brasileiros. E isso não é diferente quando falamos do segmento de Saúde. Da mesma forma que as pessoas fazem pesquisas na internet sobre informações de um serviço ou produto, elas também buscam informações relacionadas à saúde. Daí a importância dos médicos e profissionais da área investirem numa presença on-line relevante.
De acordo com o Google, a cada 20 pesquisas realizadas no buscador, uma é relacionada à saúde, o que corresponde a 5% de todas as buscas realizadas no site. O número é tão notório que, desde 2016, a empresa criou o Google Health — uma área na página de resultados que exibe um resumo sobre a doença ou problema de saúde relacionado à pesquisa realizada pela pessoa.
De acordo com o portal Minha Vida, maior site sobre saúde e bem-estar do Brasil, 94% dos brasileiros entrevistados responderam que buscam informações de Saúde na internet. Os dados são do trabalho Jornada Digital do Paciente, realizado em 2016. O levantamento descobriu também que 78,3% dos entrevistados buscavam informações sobre os sintomas inclusive depois da consulta médica, principalmente entre os jovens. Isso mostra a importância do profissional de saúde ter seus canais digitais atualizados e com conteúdos de qualidade para atingir essa audiência.
O “marketing de conteúdo” significa a produção de conteúdos altamente relevantes para o seu público-alvo, com o intuito de sanar dúvidas e curiosidades sobre um determinado tema ou assunto. Através desse conteúdo, a sua marca se aproxima mais do público, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas. Como consequência, isso vai gera mais negócios devido ao impacto positivo.
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Antes de fazer qualquer investimento, nós queremos saber quais são as vantagens dele, não é mesmo? Vamos listar para você alguns benefícios de investir em uma iniciativa de marketing de conteúdo para a área de saúde.
– OFERECER ACESSO À INFORMAÇÃO: Será um grande serviço à população ofertar informações de qualidade na área de Saúde. Como boa parte das pessoas acessa o Google para ter mais informações sobre doenças e tratamentos, é importante que profissionais qualificados estejam produzindo conteúdo para alertar sobre sintomas e recomendar as melhores formas de prevenção. Ajudar as pessoas é a melhor forma de chamar a atenção para o seu conhecimento.
– CONQUISTAR MAIS PACIENTES: Investir no Marketing de Conteúdo irá aumentar a visibilidade de sua marca/clínica e gerar autoridade sobre os assuntos abordados. Essa autoridade contribuirá para a conquista de novos pacientes, uma vez que a tendência é que as pessoas interessadas no assunto queiram se consultar com o profissional para aprofundar as informações sobre os tratamentos para o seu caso específico.
– FIDELIZAR CLIENTES ANTIGOS: Além de atrair novos clientes para o seu negócio, o marketing de conteúdo também vai ajudar a fidelizar aqueles clientes que já se consultam com você. Claro que ser um bom profissional e mostrar preocupação com o seu paciente ainda é o principal fator de fidelização, mas demonstrar o seu conhecimento sobre determinado assunto pode ajudar a convencê-lo a voltar a se consultar com você em outra oportunidade. Além disso, você consegue manter o seu paciente informado sobre os assuntos relacionados à saúde.
Sim. O Conselho Federal de Medicina criou certos limites para as estratégias de marketing de uma clínica. Vamos conhecer alguns desses limites.
– Uso de fotos do paciente: é proibido usar fotografias dos pacientes com o intuito de demonstrar resultados de tratamento, mesmo que eles tenham autorizado o uso.
– Redes sociais: a divulgação de endereço e telefone do consultório está permitida. Porém, é preciso tomar cuidado para que as postagens não assumam um tom sensacionalista ou não deixem a entender que os resultados dos tratamentos são garantidos. Você também pode se comunicar com seus pacientes através das redes sociais, tirando dúvidas e permitindo o agendamento online.
– Expressões vetadas: As peças de marketing médico não podem trazer expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras semelhantes. Também é proibido oferecer garantia de resultados do tratamento a pacientes ou familiares.
– Blog: O Conselho permite o uso da ferramenta blog, pois acredita que é uma forma de disseminação de conhecimento científico, além de disseminar informações sobre a área médica. O médico apenas não pode prestar consultoria a pacientes em seu blog.
Agora que você optou por usar uma estratégia de marketing digital, é preciso definir os seus objetivos. Você precisa saber quais os seus objetivos principais, para depois direcionar os esforços para conquistá-los. Alguns exemplos desses objetivos podem ser a conquista de novos pacientes, fidelização de clientes, disseminação de informação sobre doenças e tratamento, dentre outros.
Feito isso, é o momento de definir quais as estratégias de marketing digital que você vai adotar para o seu negócio. Existem diversas opções de estratégias e o ideal é avaliar quais funcionarão melhor para o seu público. Você pode optar pelo marketing de conteúdo, pelo e-mail marketing, redes sociais, um site, aplicativo próprio, dentro outros.
Quando tiver definido os objetivos e canais para a sua estratégia, é chegado o momento de escolher um bom indicador de desempenho. No marketing digital, ele é chamado de KPI e são necessários para saber se a sua estratégia está funcionando ou não. A coleta dos resultados de cada canal é necessária para saber quais os pontos do planejamento precisam de ajustes e quais estão funcionando e obtendo resultados.
Toda estratégia de marketing digital precisa ser bem planejada para gerar os resultados satisfatórios. Mas é preciso também saber como estruturar todo esse planejamento e preparar a estratégia de marketing na área da saúde.
Sim. Não adianta uma boa preparação e planejamento se a execução da estratégia não for bem feita também. Por isso, separamos três últimas dicas que podem lhe ajudar a ter sucesso com a estratégia de marketing digital para a sua clínica. Confira:
– NÃO DESVIE DO PLANO: Manter o que foi planejado é a melhor maneira de garantir que sua estratégia de marketing digital tenha os resultados esperados. Por isso, é preciso resistir às tentações de mudar o que já foi definido. Espere a análise sobre o desempenho de suas estratégias para pensar em possíveis mudanças.
– USE INDICADORES DE DESEMPENHO: Você não tem como prever todos os resultados que sua estratégia vai obter. Por isso, não se esqueça de usar os indicadores de desempenho para saber quais estratégias estão funcionando e quais devem ser abandonadas. Por meio desses indicadores, você também poderá fazer alguns ajustes em suas estratégias.
– MANTENHA SEMPRE O FOCO: Os resultados do marketing digital não são instantâneos. Por isso, é extremamente importante que você continue mantendo o foco nos objetivos que deseja atingir.
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