Marketing de Conteúdo: aposte na estratégia certa
Nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo vem conquistando cada vez mais adeptos, passando de apenas uma tendência no mercado para um investimento indispensável na maioria das empresas. É uma das estratégias de Marketing Digital que melhor trazem um retorno.
Se antes falávamos da necessidade de estar na internet, hoje o foco é conhecer as estratégias de Marketing de Conteúdo e entender qual a melhor para ganhar a atenção do seu público e se destacar no meio da sua concorrência.
No artigo de hoje, vamos relembrar um pouco sobre o que é o Marketing de Conteúdo e mostrar como essa estratégia pode ser aplicada para o seu negócio.
Primeiro, a teoria
O marketing de conteúdo é uma maneira de produzir conteúdos relevantes ou de impacto positivo na sua audiência alvo. Esses conteúdos atraem, envolvem e geram valor para as pessoas, com um objetivo de gerar mais negócios por meio desse impacto positivo.
E o método tem sido amplamente adotado pelas empresas. De acordo com a pesquisa Content Trends de 2018, da Rock Content, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia para atrair novos clientes. E quem ainda não adota já entende a necessidade da estratégia.
Mas quais os reais benefícios do Marketing de Conteúdo? Vejamos:
- Aumento no tráfego do site: empresas que apostam no Marketing de Conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites;
- Brand awareness: os conteúdos permitem que as pessoas conheçam mais a sua marca e seus produtos e/ou serviços;
- Aumento de engajamento para a sua marca: isso ajuda na construção de um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva;
- Geração de leads orgânicos: ao ganhar a confiança dos seus seguidores, isso vai estimulá-los a adquirir os seus produtos/serviços, construindo também uma base sólida de leads orgânicos (potenciais clientes);
- Educação do mercado: bons conteúdos ajudam aos clientes saberem o precisam e que eles tomem a decisão de comprar por si mesmos;
- Aumento das vendas: para isso, porém, é preciso dar uma atenção na produção de conteúdos que guiem os leads por todo o processo de comprar, preparando-os para a tomada da decisão;
- Lifetime-value: toda empresa sabe que é mais barato vender para um cliente atual do que ir em busca de um novo. Com uma boa estratégia de conteúdo, você mantém o cliente engajado com a sua empresa.
Estratégias
São muitas as estratégias de marketing de conteúdo que você pode usar para o seu negócio. A escolha ideal, conforme dissemos acima, deve estar alinhada com os objetivos e necessidades de sua empresa e o entendimento de quem é a persona do seu negócio. A seguir, vamos listar algumas das estratégias que podem ajudar o seu negócio.
1. Gestão de blog: Ao contrário do que muita gente pensa, ainda vale muito a pena manter um blog para o seu negócio. Um blog vai garantir maior segurança no momento de compartilhar conteúdo na internet, gerando discussão e fidelizando o seu cliente. Com o tempo, essa audiência fidelizada volta para consumir mais conteúdo e cada nova publicação vai alimentar esse interesse por quem já passou pelo seu blog e dos novos usuários que chegaram a ele. Já falamos sobre o assunto aqui em nosso blog.
A seguir, listamos alguns dos benefícios de manter um blog:
- Autoridade para sua marca, que pode resultar em mais vendas;
- Contato íntimo com o seu público;
- Te ajuda a ser encontrado mais facilmente na internet;
- Torna sua marca conhecida;
- Ajuda a gerar leads qualificados, que resulta em vendas mais numerosas e melhores.
2. Ebooks: Esse livro eletrônico é pensado para ser acessado em computadores, smartphone ou dispositivos específicos de leitura. É uma boa estratégia para educar o mercado e atrair potenciais clientes. O Ebook é como uma isca para novos clientes. Você fornece informações relevantes e, em troca, obtém informações de possíveis compradores (como nome e e-mail), além de ampliar a sua base de leads.
A seguir, listamos as vantagens de adotar os Ebooks como estratégia de marketing de conteúdo:
- Torna a sua empresa expert no assunto;
- Aumenta o compartilhamento da sua página;
- Aumenta a visibilidade da sua página;
- Aumenta a sua lista de contatos;
- Obtém informações sobre seus clientes, como nome e e-mail.
3. Materiais ricos: Investir em conteúdos mais voltados para a educação do seu público é importante para gerar autoridade para a sua marca. Essa estratégia tem ganhado destaque dentro do marketing digital, pois possibilita a atração de novos clientes em potencial. Porém, para que seja uma ação de sucesso, é necessário que o conteúdo seja atrativo e bem produzido. São exemplos de materiais ricos: infográficos, planilhas e vídeos.
Confira algumas das vantagens dessa estratégia:
- Aumenta a autoridade da marca;
- Proporciona a conquista de novos leads;
- Cria um engajamento com o seu público;
- Fortalece a estratégia de marketing de conteúdo;
- Gera conversões.
4. E-mail marketing: Grande parte das empresas e de seus clientes ainda hoje usam e-mail e ele segue sendo uma das principais formas de gerar novos leads e criar oportunidades para a sua empresa. O e-mail marketing oferece uma comunicação direta e pessoal com o cliente. Ele pode ser usado com diversas finalidades, como divulgação de ofertas e promoções, confirmação de compras ou newsletter.
A seguir, listamos algumas razões para você adotar o e-mail marketing em seu negócio:
- Grande alcance;
- Alcance previsível;
- Formato flexível;
- Alto retorno financeiro;
- Engajamento de leads.
E agora, vamos trabalhar essas estratégias para melhorar o faturamento do seu negócio?