Instagram: confira um guia imperdível de como organizar o seu feed
O Instagram tem se tornado a rede social queridinho das empresas, principalmente por ser mais visual – o que pode ajudar a alcançar bons negócios. Porém é necessário mais do que criatividade para que as redes sociais resultem em estratégias de sucesso – é preciso estar atento aos recursos que vão auxiliar no engajamento de novos e antigos seguidores.
Um diferencial para essa rede social é manter um feed organizado e criativo. Mas essa organização é preciso ser feita com estratégia. E é aí que as ferramentas se mostram úteis para os profissionais.
O feed precisa mesmo ser organizado?
Tem gente que ainda tem dúvidas sobre os motivos de se manter um feed organizado. O Instagram passou por uma grande expansão na última década. De 2015 para 2018 foram 600 milhões de novos usuários ativos. Isso por si só já é motivo para a rede social chamar atenção.
Muitos desses novos usuários são empresas. Segundo dados da pesquisa Social Media Trends 2019, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada pelas empresas – com 89,5% de abrangência. E há uma razão para isso. É ela a rede social que mais tem impacto nas estratégias de marketing digital.
Um feed organizado é um cartão de visitas atrativo, uma excelente maneira de dar boas-vindas a quem visita o perfil de sua empresa. Além disso, o feed organizado transmite profissionalismo, confiança e contribuem para que haja um reconhecimento de sua marca.
Vamos às dicas!
Agora que já entendemos a necessidade de se manter uma organização em seu feed do Instagram, vamos dar algumas dicas de como fazer isso. Confira!
1. Fique atento à estética dos posts
Essa é uma dica muito importante, porque está diretamente ligada à percepção do consumidor para com a sua marca. Então, é necessário ficar atento à paleta de cores, as formas e ao estilo das imagens. Elas precisam comunicar o mesmo que sua marca comunica em outras plataformas. Reflita sobre questões como:
- Qual ou quais os tipos de fontes você vai usar em suas publicações?
- Vai utilizar pessoas nas imagens?
- Como será a distribuição de cards?
- As cores escolhidas refletem a identidade visual da sua marca?
2. Qualidade das imagens
Você só vai despertar o interesse do seu público se apresentar o seu produto em boa qualidade, não é mesmo? Por isso, evite o uso de imagens de baixa qualidade e capriche na seleção de elementos visuais. Existem alguns bancos de imagens gratuitos e em alta resolução.
3. Planejamento
É muito difícil uma estratégia de marketing digital ir para frente se não houver um planejamento. Por isso, evite pensar nas postagens de maneira isolada. Lembre-se que elas vão se relacionar no feed e por isso devem ser planejadas de maneira a manter a harmonia. Assim:
- Defina uma frequência para as publicações.
- Crie um calendário mensal ou semanal para que você possa organizar as publicações a partir de uma proposta visual.
- Encare o seu feed como um conjunto e não como uma única publicação isolada.
4. Filtros semelhantes
Adotar apenas um ou dois filtros para as suas publicações pode ser uma maneira de manter a unidade do feed. Isso ajuda aos usuários a reconhecer suas publicações com maior velocidade. Lembre-se que você pode aplicar esses filtros usando outros apps, para ganhar mais diversidade em relação aos que o Instagram oferece.
5. Faça grides ou mosaicos
Um dos maiores desafios para quem deseja montar um conteúdo bacana e que seja, ao mesmo tempo, visualmente belo é criar um gride para o Instagram. Eles são sempre formados em múltiplos de 3 (geralmente 3, 6 ou 9 postagens). Ele consiste em você transformar o seu feed em uma espécie de quebra-cabeças e cada post representa uma parte de uma imagem maior.
ATENÇÃO! Lembre-se que os usuários não vão receber a imagem inteira em seu feed de publicações. Por isso, o ideal que é que as imagens avulsas façam sentido. Mas você pode também usar essa falta de sentido para instigar o seu seguidor a acessar o seu perfil e ver a imagem completa.
6. Padronize os formatos
Quem conhece o Instagram sabe que ele permite que a publicação aconteça em formatos de square (quadrados), landscape (horizontal) e portrait (vertical). A depender da composição da imagem, ela pode funcionar melhor em um formato do que em outro.
Por isso, tome cuidado para não ficar fazendo uma alternância entre esses formatos e quebrando a harmonia visual do seu feed.
7. Use aplicativos
Hoje em dia existem muitos aplicativos que são excelentes aliados para as suas estratégias de marketing nas redes sociais. Eles são fáceis de mexer e ajudam a colocar em práticas todas essas dicas que demos acima.
Alguns bons exemplos desses apps são:
- VSCO – edição de imagens.
- UNUM – diagramador de feed.
- Preview – organizador de feed.
- Afterlight – edição de imagens.