Se você deseja aprender sobre a importância do planejamento para a gestão de redes sociais com a intenção de crescer a sua empresa, ter reconhecimentos de marca e oferecer o seu produto ou serviço para as pessoas certas, esse artigo foi feito exatamente para você.
No artigo de hoje você entenderá que quando se tem um plano bem elaborado com uma estratégia bem definida é possível atenuar o impacto que futuros obstáculos podem causar durante o processo. Bora lá?
Antes de pensar nos tópicos importantes para um bom planejamento das redes sociais, é preciso entender o que é um planejamento. O planejamento nada mais é que a determinação antecipada dos objetivos desejados e dos meios pelos quais esses objetivos serão atingidos. É a uma descrição clara do que fazer, como fazer e quem deverá fazê-lo.
Viu? Em poucas palavras é possível definir o que é um planejamento. Mas apenas saber o seu significado não vai te levar muito longe quando estamos falando em estratégias de marketing digital. É preciso aprender como utilizar esse planejamento como ferramenta de gestão para as redes sociais.
Engana-se quem acha que trabalhar com gestão de redes sociais é uma tarefa simples: que basta criar conteúdo que o engajamento do público vem fácil. A concorrência nas redes sociais é altíssima e todos os dias têm novos perfis compartilhando conteúdos que também são relevantes para o seu público.
A grande pergunta é: como se destacar no meio a tantas mentes pensantes e com a alta concorrência de conteúdos nas redes sociais?
A resposta para essa pergunta é simples: com planejamento e estratégia! Mas é claro, que não vai ser de um dia para o outro que os resultados aparecerão. Quando falamos em marketing digital devemos entender que é necessário tempo, paciência e conhecimento para perceber os resultados em seu negócio.
Agora que você já sabe o que é um planejamento e a importância dele para as suas redes sociais, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Pegue papel e caneta porque a partir daqui vamos definir um passo a passo de como desenvolver um planejamento com estratégia e que tenha resultados para o seu negócio.
Esse é o passo que ditará como deve ser a estratégia como o todo. Nesse caso, você precisa traçar as metas de marketing da sua marca. Aposte na estratégia certa! As redes sociais são muito flexíveis, portanto, você pode usar várias formas de trabalho para chegar ao seu objetivo.
Aqui, estão alguns dos principais objetivos que as marcas almejam alcançar através das redes sociais:
Não tente trabalhar todos de uma vez. Afinal, quem tenta fazer de tudo, acaba não fazendo nada.
Além de definir as metas é necessário entender quais desempenhos você deve ficar de olho. Os KPIs (Key Performance Indicators) são variáveis que você deverá acompanhar com frequência para saber como está o andamento do seu plano.
Aqui está a alma do negócio. Saber exatamente quem é o seu público-alvo te fará ser muito mais assertivo na hora de produzir conteúdos para as suas redes sociais. Mas para isso, é necessário entender exatamente o que você oferece e para que tipo de público o seu produto ou serviço serve.
Para saber isso, é preciso realizar uma pesquisa de mercado e vale a pena até mesmo criar uma persona, que consiste na definição do seu cliente ideal, com características mais definidas do que o público-alvo.
Agora que você já tem a sua persona em mente, escolher as redes sociais onde você aplicará a estratégia será uma tarefa mais fácil. Isso porque, no processo de criação da persona, você estudou e passou a entender como o seu cliente se comporta e quais as redes sociais que ele costuma se conectar.
Fique atento: para colocar em prática uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, você deve considerar a particularidade de cada canal. Elas exigem abordagens diferentes e variam em relação a recursos, linguagens e ferramentas.
Dica: estude cada rede social que deseja atua, tanto os pontos fortes como os pontos fracos. Use o marketing de conteúdo para educar a sua audiência.
A frequência de postagem pode variar bastante dependendo do perfil do público-alvo. Escolha aquela que seja mais adequada à persona do negócio. Não tenha medo de fazer testes: dessa forma você vai conseguir encontrar qual estratégia tem a melhor resposta do seu público.
Além da frequência de postagens, você precisa manter também a periodicidade do seu conteúdo. É tendo constância que a sua marca ganhará visibilidade.
É fundamental manter a organização durante o seu projeto. Leve em consideração que para a marca estar presente em diferentes redes sociais, a organização é fundamental. Caso contrário, você terá dificuldades para manter o plano em andamento e gerar bons resultados.
Não fique em dúvida com relação ao andamento da sua estratégia. Realize teste e faça monitoramento para saber se o seu projeto está dando o resultado esperado. O erro faz parte do aprendizado. Os pequenos erros te ajudarão a entender mais o seu negócio.
O monitoramento das ações também é uma etapa essencial, para que você possa conhecer quais ações estão dando certo e consiga mudar o trajeto do seu plano caso as métricas mostrem que a estratégia atual não está funcionando. Estude a fundo as informações e dados adquiridos com a estratégia.
Portanto, não basta apenas acompanhar os KPIs, é preciso entendê-los e saber o que fazer caso estejam indo mal em cada métrica.
Agora que você sabe como fazer um planejamento para redes sociais, não deixe de colocar os conhecimentos em prática! Lembre-se que errar pode ser desanimador no começo, mas gera insights valiosos para o futuro.
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