Coronavírus: marketing digital é essencial para sua empresa neste momento; veja dicas
O ano de 2020 trouxe desafios para empresas e negócios. Com o início do isolamento social, em função da pandemia do novo coronavírus, as marcas estão precisando encontrar outras formas de se comunicar com seu público.
O investimento no marketing digital, que vem ganhando cada vez mais espaço, torna-se essencial nesse momento. Diante da impossibilidade de comunicação com os diversos públicos de forma presencial, os canais on-line tem surgido como a solução viável para que as empresas sigam na divulgação dos seus produtos e serviços.
Saiba como o seu posicionamento digital pode ajudar a sua empresa neste momento. Vem com a gente.
Presença digital
Antes de pensar nas estratégias, é importante avaliar como anda a presença da sua empresa na internet. Busque medir informações como:
- Principais redes sociais;
- SEO do seu site;
- Quem é meu público na internet?
- Qual o conteúdo que compartilho nas redes sociais?
- Como é o meu atendimento nos canais digitais?
Entenda o seu público
Você sabe quem é o público do sue negócio? É preciso entender os seus clientes, conhecer as redes sociais que eles mais usam e quais os seus hábitos e preferências. Só assim você poderá pensar nas estratégias mais adequadas para esse público, o tipo de conteúdo que melhor vai dialogar com ele e o canal e linguagem ideais para essa interação. E a melhor forma de ter essas respostas é fazer perguntas aos seus clientes, individualmente ou em grupo.
Invista no marketing de conteúdo
Já falamos muitas vezes aqui no blog, mas nunca é demais repetir: conteúdo relevante é uma excelente forma de atrair e fidelizar clientes. Isso vai trazer autoridade e relevância para a sua marca na internet, além de otimizar as ferramentas de SEO da sua empresa. Esse conteúdo pode ser disponibilizado em posts nas redes sociais, texto para blog, podcast ou vídeo. Como saber qual canal usar? A resposta já dissemos acima: é preciso conhecer o seu público e saber onde ele está.
Entenda as dores do seu cliente
O seu cliente quer ser acolhido. Você pode, por exemplo, compartilhar os bastidores do seu negócio ou apresentar sempre um integrante da equipe nas redes sociais. Evite usar as mídias digitais apenas para vender o seu produto. Converse com o seu cliente e traga soluções para o seu problema.
Invista em anúncios on-line
Muitos clientes ficam afoitos por resultados orgânicos, mas a verdade é que, muitas vezes, é necessário investir em anúncios nas redes sociais para que o seu conteúdo e a sua marca atinjam mais pessoas. Você pode utilizar plataformas online para esse fim, como o Google Ads, o Instagram Ads e o Facebook Ads. É importante monitorar também o valor investido e o quanto esses anúncios refletem nas vendas.
Ah! Mas nada de relaxar na construção de um relacionamento a longo prazo com os seus clientes, certo? Isso vai ser muito importante, principalmente para manter os novos seguidores quando essa crise passar.
Atenção ao WhatsApp
O aplicativo WhatsApp é um dos mais usados pelos brasileiros para trocar mensagens. Em tempos onde sair de casa é apenas em situações de urgência, o WhatsApp Business é uma excelente plataforma de comunicação com seus clientes. Ele permite criar uma conta com número fixo de telefone.
Há diversos plugins que podem ser instalados para automatizar e facilitar o atendimento dos consumidores. Para o cliente, essa automatização dá uma sensação de resposta mais rápida.
Defina seus objetivos
Anúncio? Estratégias para melhorar as vendas? Fortalecer os laços com o cliente? Definir os objetivos de uma ação é essencial para que você possa ter foco e ser mais assertivo. E para saber se os objetivos estão sendo atingidos? A análise de dados vai lhe dar essa resposta, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear as próximas decisões.
Acompanhe as mudanças de comportamento
No momento, todos ainda estão interessados nessa superexposição de informações sobre o coronavírus, da internet à televisão. Mas, eventualmente, o tema vai passar por uma saturação e o público vai recorrer mais ao espaço digital. É nesse momento que você deve saber oferecer os serviços ou produtos para que o seu cliente possa resolver os problemas que antes fariam fora de casa pelo computador.