O Instagram tem se tornado a rede social queridinho das empresas, principalmente por ser mais visual – o que pode ajudar a alcançar bons negócios. Porém é necessário mais do que criatividade para que as redes sociais resultem em estratégias de sucesso – é preciso estar atento aos recursos que vão auxiliar no engajamento de novos e antigos seguidores.
Um diferencial para essa rede social é manter um feed organizado e criativo. Mas essa organização é preciso ser feita com estratégia. E é aí que as ferramentas se mostram úteis para os profissionais.
Tem gente que ainda tem dúvidas sobre os motivos de se manter um feed organizado. O Instagram passou por uma grande expansão na última década. De 2015 para 2018 foram 600 milhões de novos usuários ativos. Isso por si só já é motivo para a rede social chamar atenção.
Muitos desses novos usuários são empresas. Segundo dados da pesquisa Social Media Trends 2019, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada pelas empresas – com 89,5% de abrangência. E há uma razão para isso. É ela a rede social que mais tem impacto nas estratégias de marketing digital.
Um feed organizado é um cartão de visitas atrativo, uma excelente maneira de dar boas-vindas a quem visita o perfil de sua empresa. Além disso, o feed organizado transmite profissionalismo, confiança e contribuem para que haja um reconhecimento de sua marca.
Agora que já entendemos a necessidade de se manter uma organização em seu feed do Instagram, vamos dar algumas dicas de como fazer isso. Confira!
Essa é uma dica muito importante, porque está diretamente ligada à percepção do consumidor para com a sua marca. Então, é necessário ficar atento à paleta de cores, as formas e ao estilo das imagens. Elas precisam comunicar o mesmo que sua marca comunica em outras plataformas. Reflita sobre questões como:
Você só vai despertar o interesse do seu público se apresentar o seu produto em boa qualidade, não é mesmo? Por isso, evite o uso de imagens de baixa qualidade e capriche na seleção de elementos visuais. Existem alguns bancos de imagens gratuitos e em alta resolução.
É muito difícil uma estratégia de marketing digital ir para frente se não houver um planejamento. Por isso, evite pensar nas postagens de maneira isolada. Lembre-se que elas vão se relacionar no feed e por isso devem ser planejadas de maneira a manter a harmonia. Assim:
Adotar apenas um ou dois filtros para as suas publicações pode ser uma maneira de manter a unidade do feed. Isso ajuda aos usuários a reconhecer suas publicações com maior velocidade. Lembre-se que você pode aplicar esses filtros usando outros apps, para ganhar mais diversidade em relação aos que o Instagram oferece.
Um dos maiores desafios para quem deseja montar um conteúdo bacana e que seja, ao mesmo tempo, visualmente belo é criar um gride para o Instagram. Eles são sempre formados em múltiplos de 3 (geralmente 3, 6 ou 9 postagens). Ele consiste em você transformar o seu feed em uma espécie de quebra-cabeças e cada post representa uma parte de uma imagem maior.
ATENÇÃO! Lembre-se que os usuários não vão receber a imagem inteira em seu feed de publicações. Por isso, o ideal que é que as imagens avulsas façam sentido. Mas você pode também usar essa falta de sentido para instigar o seu seguidor a acessar o seu perfil e ver a imagem completa.
Quem conhece o Instagram sabe que ele permite que a publicação aconteça em formatos de square (quadrados), landscape (horizontal) e portrait (vertical). A depender da composição da imagem, ela pode funcionar melhor em um formato do que em outro.
Por isso, tome cuidado para não ficar fazendo uma alternância entre esses formatos e quebrando a harmonia visual do seu feed.
Hoje em dia existem muitos aplicativos que são excelentes aliados para as suas estratégias de marketing nas redes sociais. Eles são fáceis de mexer e ajudam a colocar em práticas todas essas dicas que demos acima.
Alguns bons exemplos desses apps são:
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