Você deseja utilizar a estratégia de e-mail marketing para o seu negócio, mas tem dúvidas se ela vale a pena? Neste artigo, você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre a estratégia e o porquê de ela continuar sendo relevante ainda hoje.
Desenvolver uma audiência engajada com o seu negócio ou a sua marca não é nada fácil, porém o e-mail marketing tem mostrado que esse problema ainda tem solução. Empresas de pequeno e grande porte utilizam essa estratégia como forma de se relacionar com o seu público-alvo, independente da etapa do funil de vendas.
A combinação do marketing de conteúdo, um funil de vendas bem desenhado e essa magnífica estratégia tem ajudado muitos negócios a converterem leads e transformá-los em clientes.
Uma vez que você tem acesso ao e-mail do seu prospect, o contato com ele se torna direto e a longo prazo. Agora, basta trabalhar o marketing de conteúdo de forma correta e os resultados aparecerão.
De forma rápida e objetiva, o marketing de conteúdo é a forma de atrair e engajar a sua persona utilizando conteúdos relevantes e que agreguem valor a ele. Isso gera valor a sua marca e permite que novas oportunidades surjam para o seu negócio.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve vários meios de comunicação como: redes sociais, blogs, vlogs e o próprio e-mail marketing, que é o assunto principal deste artigo.
O e-mail marketing é o uso do e-mail como uma estratégia de fidelização ou informação de clientes, respeitando as boas práticas e regulamentações do mercado. Ele também pode ser utilizado como um modo de marketing direto. Através dessa estratégia, você pode mensurar o retorno através de relatórios de aberturas, cliques, rejeições e outros.
Imagine que você seja um personal trainer e deseja aumentar o seu número de clientes. Utilizando uma landing page, você oferece, de forma estratégica, um e-book com 10 dicas de exercícios para fazer em casa. A partir daí, todas as pessoas que desejarem fazer o download do seu e-book precisarão fornecer um e-mail para o envio dele.
Assim, você terá o contato direto deste lead que está super engajado com o seu conteúdo e poderá oferecer os seus serviços. Viu, como a estratégia de e-mail marketing pode te ajudar no seu negócio?
Porém, é preciso ressaltar que não é apenas dessa forma que o e-mail marketing funciona. Ela pode servir como um meio de apresentar novos conteúdos e produtos para sua audiência, gerando muito mais valor para a sua empresa e para sua marca. Além disso, funciona perfeitamente como isca para atrair a sua audiência para outra mídia de comunicação, como Youtube, por exemplo, mantendo sempre o seu lead atualizado.
Para quem acha que o e-mail marketing é uma estratégia de comunicação em desuso, é melhor pesquisar um pouco mais sobre o assunto. A pesquisa E-mail Marketing Trends revelou que 77,2% das empresas utilizam o e-mail como estratégia e 96,2% acreditam na sua eficácia. Esses números podem ser compreendidos quando levamos em conta as várias vantagens dele, como:
Isso se prova também através do seu alcance, que só dependerá do tamanho da sua base de leads e assinantes.
Agora que entendemos um pouco sobre o assunto, vamos falar sobre o tópico de automação de marketing. Essa ferramenta, trabalhada de maneira assertiva e estratégica pode te ajudar a enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora exata.
O e-mail marketing funciona como uma ferramenta para alimentar os assinantes com informações relevantes em cada etapa do funil de vendas. Além de aumentar o engajamento, as ferramentas de automação ajudam que o lead receba os conteúdos necessários, gerando assim conversão. É possível analisar métricas, e entender quem realmente está interessado no seu conteúdo e no seu produto/serviço.
Bons exemplos dessas ferramentas são:
Elas tornam o processo escalável e eficiente, mantendo todos os relatórios necessários para avaliar a eficácia da estratégia e avançando o lead nos estágios do funil de venda.
Com o e-mail marketing é possível testar variações de headlines, textos e assuntos, para entender a audiência e escalar o seu negócio.
Sempre abuse de segmentações, listas de contatos bem estruturadas e mensure tudo que for importante para a sua empresa/marca.
Dito tudo isso, ficou claro que essa estratégia ainda é muito válida para o seu negócio, não é mesmo? E aliado com as ferramentas e estratégias certas, ele pode trazer resultados ainda maiores para o seu negócio. Basta você agora decidir de que forma deseja usar essa magnífica ferramenta e qual plataforma utilizar.
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