Você já se perguntou como alguns perfis no Instagram mantêm o feed organizado? É incrível ver a estrutura de fotos e vídeos que formam o perfil. Parece até coisa de profissional. Em muitos casos, as empresas contratam profissionais para pensar a estrutura de feed, de maneira organizada e que traga bons frutos para o seu negócio.
Essa organização do feed é possível a partir de técnicas de composição para criar uma apresentação incrível para seus seguidores e visitantes. Porém, é preciso ter uma estratégia por traz disso. Até, porque, a intenção é gerar engajamento com novos e antigos seguidores não é mesmo? Sem engajamento não tem vendas.
Não é surpresa o Instagram ter se tornado uma das principais ferramentas de divulgação online – a necessidade de atrair clientes e mostrar o seu produto ou serviço, fez com que a maioria das empresas migrasse para o mundo digital, a fim de aumentar as suas vendas e se tornar referência no seu segmento.
As pessoas que visitam seu perfil do Instagram precisam ver que vale a pena segui-lo. Manter o feed organizado é como guiar um potencial comprador ou contratante pelo caminho mais fácil até a ação desejada.
O primeiro passo é entender que o seu perfil do Instagram funciona como uma vitrine de uma loja. Ela precisa ser bonita, atrativa e convidativa. Um feed organizado transmite para a sua audiência o quão sério a sua empresa é, passando confiança e profissionalismo. Contribuindo para o reconhecimento da sua marca.
Alguns Apps auxiliam nessa organização, e é sobre isso que iremos falar agora. Simulando um grid, como se fosse uma prévia do Instagram, com esses apps você consegue planejar e combinar as imagens antes mesmo de postar. Você consegue fazer o upload das fotos e visualizar a combinação das imagens. Se não gostou, é só excluir ou mover de lugar.
Outros apps interessantes são o de edição de imagens. Com eles você pode cortar, colocar filtro e até bordas em suas imagens. Mais à frente, listaremos 4 apps que você pode utilizar pra lhe ajudar nessa estratégia.
Não é só beleza. Você precisa pensar em suas ações.
Mas apenas a beleza e a organização não vende o seu produto ou serviço. Conheça bem a sua persona e as funcionalidades do Instagram. Além disso, o planejamento é importante para o sucesso de suas ações. Defina metas, com
objetivos específicos, mensuráveis e atingíveis, e crie um calendário para colocar cada uma de suas estratégias em ação.
O conteúdo compartilhado também precisa ser relevante. Ou seja, pense em quais informações são importantes para os seus clientes e como educá-los sobre os benefícios do seu serviço e/ou produto, mas de forma que não pareça uma propaganda. Também é necessário desenvolver um relacionamento com o seu público, como responder e curtir comentários em suas publicações.
E para que a sua estratégia de marketing digital tenha resultados mais efetivos, o ideal é buscar por um profissional ou empresa de comunicação que possa lhe ajudar a encontrar a estratégia certa para gerar mais negócios para você.
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1- Escolha as fotos que compõem o feed: escolher a imagem certa para compor o seu feed faz toda a diferença. O feed é permanente e qualquer um pode visitá-lo a qualquer momento. Por isso, pense bem antes de postá-lo. Dê preferência a fotos com alta qualidade e que dialogue de maneira harmônica com a sua identidade visual.
2- Escolha o tema e a sua identidade visual: para ter um feed organizado você precisa criar padrões. Ou seja, o usuário deve imaginar que tipo de conteúdo receberá ao segui-lo. O seu feed é como uma galeria de arte. Por isso, pense em adequar às necessidades do público que pretende atingir e crie padrões e temas para acertá-lo em cheio. Mesmo com a vasta gama de possibilidades que o Instagram possui para deixar as suas fotos ainda mais bonitas, manter o padrão é essencial. Escolha dois ou três filtros apenas.
3- Conte histórias: o storytelling é excelente recursos de marketing. A técnica de contar histórias atrai a atenção das pessoas como nenhuma outra. Essa técnica é uma ótima maneira de garantir que os visitantes ficarão engajados e observarão mais de uma foto para seguir a continuidade.
4- Use as cores para organizar o seu feed: entender sobre a psicologia das cores é um muito importante no marketing digital. Faça uma brincadeira com as imagens de cores semelhantes e crie uma referência à sua identidade visual. Vale a pena estudá-las para fazer o seu mural ficar ainda mais charmoso.
5- Padronize os formatos: evite quebrar a harmonia visual do seu feed. Escolha o melhor formato para você postar no Instagram. Lembre-se: manter o padrão é essencial para a boa performance do seu perfil.
Como dissemos anteriormente, manter o feed organizado não é uma tarefa nada fácil. Mas ainda bem que existem apps que podem auxiliar nesse trabalho tão importante. A seguir, conheça alguns dos principais.
1. VSCO: Disponível para Android e iOS, o VSCO é um editor de imagens que traz uma variedade de recursos para personalização das fotos.
2. Afterlight: Outro aplicativo muito conhecido é o Afterlight, disponível para Android e iOS. Esse editor de imagens permite a criação de filtros e adição de bordas previamente criadas.
3. UNUM – Perfect Design for Instagram: Também disponível para Android e iOS, esse app traz uma série de funções interessantes. Mas talvez a mais importante seja a de “prever” como ficará o feed. Ou seja, você pode arrastar suas imagens o quanto quiser para saber como ficarão quando dispostas no álbum.
4. Preview: Uma alternativa ao UNUM é o Preview, disponível para Android e iOS. Aqui o objetivo é claro: planejar as ações do Instagram antes de efetivamente publicar os posts.
Agora que você aprendeu o que precisava para manter o seu feed organizado, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.
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