O acesso à internet avança no Brasil e tem obrigado muitos profissionais e empresários a reverem a forma de divulgar os seus negócios. Uma presença online eficiente tornou-se praticamente inevitável para quem deseja estar mais próximo das pessoas interessadas em seus produtos e serviços. Utilizar o Marketing de Conteúdo para oferecer informações úteis e relevantes traz uma série de vantagens para quem deseja aparecer de forma consistente na internet.
Quase 60% da população brasileira está conectada à rede de computadores, segundo a última pesquisa divulgada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) das Nações Unidas. Estamos falando de cerca de 120 milhões de pessoas que acessam a internet para se informar, pesquisar e se entreter. Quando falamos em hábitos de consumo, nove entre dez brasileiros pesquisam na internet antes de realizar uma compra.
Isto significa que milhares de pessoas estão no ambiente online pesquisando sobre os produtos e serviços que você oferece, mas ainda não conheceram o seu trabalho porque você, provavelmente, não na internet da forma mais adequada. A notícia boa é que hoje existem muitas ferramentas digitais e mídias sociais que vão permitir ao seu negócio ter uma presença online eficiente.
O Marketing de Conteúdo permite que você entenda os hábitos e interesses dos seus potenciais clientes e utilize os canais digitais para distribuir informações úteis. Ajudar a sua audiência a encontrar soluções para problemas será o diferencial da sua marca para ser vista de uma forma positiva.
Apesar de não ser algo novo, o Marketing de Conteúdo é uma atividade ainda desconhecida por muitas empresas e até mesmo por profissionais da área de comunicação. Mas, afinal, o que é Marketing de Conteúdo?
De acordo com o Content Marketing Institute, principal referência mundial na área, o Marketing de Conteúdo é:
Uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdos de valor, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência claramente definida, e, ultimamente, para levar os clientes às ações lucrativas.
Quando bem executada, uma estratégia de Marketing de Conteúdo pode trazer uma série de vantagens para a empresa. Entre elas:
1 – Engajar Clientes: Com a existência da internet e das mídias sociais, o cliente ganhou voz ativa e passou também a ajudar na construção da reputação das marcas. Diferente da publicidade tradicional, o Marketing de Conteúdo permite que o público interaja com as empresas, contribuindo com dúvidas, sugestões, curtindo, compartilhando e dando feedback sobre o que é ofertado para ele.
2 – Focar no Interesse do Público: O mais importante não é falar de um produto ou serviço e sim o interesse do público. Quais são os problemas que este público apresenta e de que forma uma empresa pode ajudar com oferta de soluções? Essa é a lógica do Marketing de Conteúdo.
3 – Atrair Potenciais Clientes: Todo comprador é antes um pesquisador. O bom Marketing de Conteúdo oferece informações úteis e relevantes para ajudar pessoas a encontrarem alternativas para a solução dos seus problemas.
4 – Criar Autoridade: Ao mostrar para o público seus diferenciais e habilidades na solução de problemas, a marca gera valor para o público que passa a ter uma visão mais positiva sobre ela. As pessoas pesquisam sobre produtos e serviços para tomar decisões bem informadas. O objetivo do Marketing de Conteúdo é oferecer aos seus leitores informações para que tomem as decisões de forma mais segura.
5 – Gerar Vantagem Competitiva: Todos os dias os seus potenciais clientes estão pesquisando pelos seus serviços na internet e estão encontrando os sites concorrentes. A oferta de um conteúdo de qualidade, focado nas dores de seus potenciais clientes, é a melhor maneira de ganhar a confiança de sua audiência, criando um diferencial significativo em relação ao seu mercado.
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