Já pensou em ir dormir e acordar com a caixa de emails cheia de solicitações de orçamentos para o seu produto? Já imaginou olhar as mensagens pela manhã e ter várias pessoas querendo mais informações sobre o seu trabalho? Mais que isso, já imaginou amanhecer o dia com algumas unidades de seu produto vendidas? Seria bom, né?
Há alguns anos esta realidade não passaria de ficção, mas a internet hoje permite que você realize vendas com um site simples. E a notícia boa é que, na grande maioria dos casos, você não precisa investir em um site “carérrimo” para alcançar este objetivo. Basta lançar mão dos recursos corretos para transformar o seu site em um espaço de interação com seus clientes.
Resolvi escrever sobre este assunto porque ainda vejo que muita gente boa no mercado que não enxerga claramente qual o retorno que o site bem estruturado poderá trazer para o seu negócio. Mais do que ser um espaço para mostrar sua logomarca, nome, telefone, endereço, produtos e serviços, o site precisa estar preparado para receber os visitantes, encantá-los e contribuir para que decidam que é você a solução para os problemas dele.
Lembre que a jornada do comprador envolve a etapa de análise. Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’ aponta que nove em cada dez consumidores no Brasil consultam a internet, antes de comprarem produtos e serviços de locais físicos.
Isto significa que todos os dias os clientes estão pesquisando por seus produtos e serviços na internet e encontrando a concorrência, se o seu site não estiver preparado. Não podemos deixar isso acontecer.
“Se existe, está no Google”.
A frase é uma máxima da internet que expressa bem a importância de preparar o seu site para ser encontrado pelo motor de busca criado por Larry Page e Sergey Brin em 1998. Foi daí que nasceu uma das especializações mais importante do Marketing Digital: o SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para motores de busca.
Através de uma série de práticas recomendadas, é possível ajudar o Google a encontrar, rastrear e indexar o seu site, garantindo maiores chances de um bom posicionamento nos resultados das buscas. Por isto, antes de começar a elaboração do seu site, certifique-se que as práticas de SEO estão sendo consideradas.
Vale atenção especial para detalhes como: hospedagem do site, escolha estratégica de domínio, criação de títulos exclusivos para o Google, elaboração de meta descrição do site adequada, uso de palavras-chave, entre outros.
Minha recomendação é montar o seu site na plataforma WordPress, a mais utilizada em todo o mundo, que oferece uma série de plugins que facilitam o SEO, como o Yoast SEO e o SEO Smart Links.
Se você for no rodapé da página principal do Google e clicar em “Sobre”, você vai encontrar um texto que diz o seguinte:
A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.
Ou seja, o Google não quer apenas reunir as informações do mundo, ele dá destaque aos conteúdos que são considerados de valor para os usuários. Isso significa que, quanto mais você entender as dúvidas, dores e problemas dos seus clientes e oferecer conteúdo útil e consistente para esclarecer estas necessidades, mais o Google vai te encontrar. Nesse artigo, eu falo sobre a importância de compartilhar conhecimento para obter sucesso profissional.
Por isto, a minha recomendação é: capriche no conteúdo do seu site. No mundo ideal, o melhor é manter um blog com atualizações periódicas, tratando de assuntos e necessidades do seu mercado. Lembre que 80% do conteúdo produzido deverá tratar de assuntos úteis para o seu público e apenas 20% falará sobre os seus produtos e serviços. Dessa forma, você criará autoridade, manterá um relacionamento genuíno com a sua audiência e terá muito mais clientes.
Em marketing digital, dizem sempre que “o conteúdo é rei”. De fato ter informação relevante é fundamental, mas um layout clean e boa usabilidade são fundamentais para o site vendedor. A arquitetura do site precisa oferecer uma organização clara das informações, permitindo que os usuários encontrem com facilidade o conteúdo que procura. Para isto, é importante ter um menu com abas bem definidas e seguir uma sequência fácil de ser entendida.
O site vendedor tem que ser rápido. Não adianta nada o site ser lindo, cheio de informação, se demora muito para carregar. Segundo pesquisas realizadas, a média de tempo que as pessoas esperam para o carregamento de um site é de 3 segundos. Passando disso, é bem possível que o usuário desista e acesse o site seguinte (do seu concorrente, provavelmente!!).
Para garantir uma boa velocidade do site, invista em bons serviços de hospedagem e não abuse no uso de imagens pesadas. Outra opção é implantar plugins e ferramentas para otimizar as imagens e velocidade.
“Solicite um orçamento”. “Agende uma visita”. “Faça o seu pedido”. “Compre agora”. São muitas as opções de chamadas para ação que você pode incluir no seu site vendedor, a depender dos seus objetivos. O importante é que estes botões para ação estejam sempre atrelados à descrição dos seus produtos ou serviços para despertar no visitante a vontade de experimentar o seu trabalho.
É importante que os botões de call to action estejam nas diversas páginas internas de seu site. Ao final de um artigo do seu blog, por exemplo, o visitante poderá ser convidado a conhecer um novo conteúdo sobre o assunto ou preencher um cadastro para uma demonstração in loco do produto. Tudo vai depender da estratégia a ser adotada para levar o cliente a efetuar a compra tão desejada.
Pode estar presente em todas as páginas do site, solicitando apenas os dados principais, como nome, e-mail e a solicitação. Isso pode ajudar o cliente a pedir um orçamento ou maiores informações. A partir desse formulário, é possível montar uma lista de e-mails bem interessante para trabalhar ofertas, disponibilizar conteúdo e servir de subsídio para o setor comercial agendar visitas.
O acesso à internet por tablets e smartphones já superarou os computadores. Para o seu site atingir um número maior de visitantes, ele precisa ser responsivo, ou seja, ser adaptável ao formato mobile. Não estar preparado para esse novo cenário, te deixa em desvantagem. O Google está pontuando os sites responsivos nas buscas e penalizando os que ainda não se adaptaram a essa realidade.
Para consumir o seu produto ou serviço, o visitante do site precisa confiar em você. Mostrar suas certificações, selos, entrevistas na TV ou rádio, premiações ou qualquer outro elemento que traga autoridade vai comprovar a sua expertise na área. Outra dica é convidar alguém que já é autoridade no assunto para falar do seu trabalho. Nesse caso, haverá uma transmissão de autoridade para sua empresa.
O visitante precisa te encontrar facilmente. Então o seu site vendedor deve dar destaque para os contatos: email, telefone, endereço, etc. Um mapa de localização também é bem-vindo para indicar o seu espaço de atendimento físico. Vale também incluir um formulário para cadastro de email na página inicial para criar um relacionamento e divulgar ofertas especiais, além, é claro, de enviar conteúdo relevante para o cliente.
Os depoimentos são a prova social da excelência do seu trabalho. A satisfação dos seus clientes demonstra que você entrega o que é combinado. Essa é uma forma eficiente de remover objeções e deixar os visitantes mais seguros para contratarem seu produto ou serviço.
Seguindo estas recomendações, você já vai estar bem encaminhado para lançar um site que vai atrair muito mais clientes.
Se precisar de ajuda nesse processo, lembre que posso ajudar.
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