Mesmo com as barreiras para conseguir advogar no Brasil, existem mais de um milhão de advogados ativos, segundo o site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E para se destacar no meio de tanta competição, é preciso apostar em estratégias de marketing que chamem os clientes para o seu escritório. Uma estratégia que não costuma falhar nessa tarefa é o marketing digital voltado para a área jurídica, ou Marketing Jurídico.
Também chamado de marketing jurídico, essa estratégia deve ser composta por um conjunto de ações planejadas de interação e conteúdo para o seu público-alvo. A mudança nos hábitos de consumo e nas relações entre clientes e profissionais trouxeram também uma necessidade em se investir em marketing e buscar ter uma presença online efetiva para garantir o sucesso do seu negócio.
Porém, é preciso certificar-se de que o marketing jurídico não está desobedecendo o código de ética estabelecido pela OAB. Inclusive, o Código de Ética e Disciplina (CED) da OAB possui um capítulo destinado exclusivamente à publicidade do advogado.
Mesmo com as limitações impostas pela OAB, há muitas estratégias que um escritório de advocacia pode adotar para garantir uma presença online efetiva, aumentando assim suas chances de ser encontrado por potenciais clientes.
A profissão do advogado é uma das mais tradicionais e ainda muito prestigiada. Por esse motivo, há quem acredite que ela não precise investir em estratégias de marketing para conseguir clientes. A verdade é justamente o contrário.
Um escritório de advocacia que investe em marketing jurídico consegue aumentar a sua competitividade no mercado, pois o consumidor atual busca antes pesquisar bastante sobre um profissional, empresa ou negócio antes de contratar o seu serviço. Além disso, a área apresenta uma competição acirrada, devido ao grande número de profissionais, o que torna ainda mais clara a necessidade de se destacar de alguma forma.
Uma pesquisa realizada em 2018 pelas empresas americanas We are Social e Hootsuite mostrou que 85% dos internautas brasileiros passam em média 9 horas online. Ou seja, há uma rotina aqui no país de se passar muito tempo conectado e, consequentemente, pesquisando sobre assuntos e serviços que sejam de interesse do internauta. Quando há um investimento em marketing jurídico, o seu escritório fica visível para todo esse público, que dificilmente lhe encontraria apenas pelo boca-a-boca.
Por outro lado, as estratégias de marketing jurídico vão conceder ao seu escritório uma autoridade no meio jurídico, especialmente se houver um planejamento e ela for aplicada de forma eficiente. As ações de marketing investidas na área vão ajudar a fortalecer a sua credibilidade como profissional ou a do seu escritório. E isso não apenas para com os seus clientes, como também diante de outros profissionais.
Além disso, um relatório da BGC, realizado em parceria com a Google no ano passado, mostrou que o marketing digital pode aumentar em até 20% a receita de uma empresa quando aplicado corretamente.
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Há uma variedade de estratégias que um consultório pode usar para aplicar o marketing, mas é preciso ficar atento às limitações estipuladas pela OAB. O Código de Ética e Disciplina (CED) da OAB, por exemplo, proibiu o anúncio de serviços de advocacia em veículos de massa, como rádio e televisão. Segundo a organização, a medida visa tornar mais competitiva a competição, pois apenas os grandes escritórios possuem caixa para investir nesse tipo de campanha de publicidade.
Mas estamos falando de marketing digital. Uma estratégia que tem sido muito efetiva e é regulamentada pela OAB é o marketing de conteúdo. Com as dificuldades que a população tem em conhecer os seus direitos, um bom conteúdo na área jurídica tem o papel de informar aos cidadãos quem está apto a prestar os serviços de que ele precisa.
Por outro lado, o marketing de conteúdo vai levar mais tráfego orgânico para o seu site, principalmente se for produzido com base em palavras-chaves relevante para o seu negócio. Como consequência, isso pode gerar mais vendas e aumentar a visibilidade do seu escritório, pois ele vai ganhando notoriedade a partir do conteúdo de qualidade que estiver produzindo para as mídias digitais e redes sociais.
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Antes de iniciar a sua estratégia de marketing jurídico, é preciso conhecer também as limitações legais estipuladas pela regulamentação da OAB. A Ordem criou uma série de regras que limitam a divulgação em torno dos serviços legais, com o intuito de preservar a dignidade da profissão e garantir a manutenção da credibilidade do serviço.
É importante lembrar que a regulamentação não impediu o marketing jurídico e é possível fazer um bom trabalho mesmo com essas limitações. Conheça alguns dos itens inclusos na regulamentação da OAB.
– Fazer anúncios no rádio e na televisão: A OAB proibiu o anúncio de serviços de advocacia em veículos de massa, como o rádio e a televisão. A medida tem o objetivo de tornar a competição mais justa, pois apenas grandes escritórios poderiam investir nesse tipo de campanha de publicidade.
– Serviços devem ser promovidos apenas na área jurídica: Só é permitida a divulgação de serviços em eventos da área jurídica. Por exemplo, um escritório especializado em direito ambiental não pode divulgar os seus serviços em uma feira ecológica.
– Expressões comuns em atividade comercial devem ser evitadas: Expressões como “Não perca esta oportunidade” ou “Venha conferir”, muito comuns no varejo para chamar a atenção dos consumidores, não devem ser usadas no marketing jurídico. Segundo a OAB, isso fere a sobriedade que deve cercar a profissão em todos os momentos. Então, evite essas expressões no site, blog ou redes sociais do seu escritório.
– Divulgação do preço dos serviços: Assim como acontece no marketing para a área de saúde, os preços dos serviços e honorários também não devem ser divulgados em sites ou redes sociais no marketing jurídico. Essa informação só pode ser divulgada pessoalmente, em uma consulta. Para a OAB, a divulgação online desses valores poderia criar uma guerra de preços entre os profissionais.
– Oferecer consultas grátis pelo site: Também não é permitido oferecer consultas gratuitas pelo site ou redes sociais de sua empresa. Para contornar essa proibição, uma solução é criar um conteúdo gratuito, respondendo a dúvidas frequentes e incentivar os visitantes a entrarem em contato com o seu escritório em busca de maiores informações.
– Imagens de prédios de tribunais: No momento de preparar o conteúdo do seu site ou blog, lembre-se que a OAB proíbe o uso de imagens dos prédios de tribunais em material promocional ou mesmo nas redes sociais. Isso acontece porque esse uso poderia confundir o público, criando uma falsa impressão de que o escritório possui alguma ligação ou parceria com esses órgãos.
Tendo cuidado com esses detalhes, você consegue produzir um marketing jurídico eficiente e em conformidade com a legislação da OAB, trazendo mais clientes e mais notoriedade para o seu escritório.
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