Aos poucos, o segmento de saúde tem se rendido aos benefícios do Marketing Digital. Em um ano incomum como 2020, com todas as consequências da crise causada pelo Covid-19, as redes sociais passaram a desempenhar uma função importante de comunicação entre médicos e pacientes.
A atual relação entre os internautas com as redes sociais abriu os olhos dos profissionais de saúde para os benefícios de investirem de maneira adequada em suas próprias páginas. Através da #hashtag adequada, você consegue encontrar uma chuva de informações sobre determinado assunto, que levam conhecimento ao público e proporcionam uma aproximação com o profissional.
Os investimentos na área não ficam restritos apenas na divulgação de conteúdo, como também no fortalecimento da imagem do profissional de saúde e na relação de confiança com os pacientes.
Uma pesquisa divulgada pelo portal Minha Vida, maior site sobre saúde e bem-estar do Brasil, indica que 94% dos brasileiros entrevistados já buscaram informações sobre Saúde na internet. Isso mostra como é importante que um profissional de saúde tenha seus canais digitais atualizados e com conteúdos de qualidade para atingir a essa audiência.
Mas quais são os benefícios que um investimento em Marketing Digital pode trazer para o profissional de saúde ou para o seu consultório?
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Passo 01: Definição das áreas de interesse – O primeiro passo de quem vai adotar uma estratégia de marketing digital é a definição das áreas de interesse. Assim, é importante ter cuidado para não optar por estratégias de marketing digital para um objetivo e fazer a mensuração dos resultados para outro. O primeiro passo é definir o que você deseja com sua estratégia.
Passo 02: Planejamento – A etapa seguinte é realizar um criterioso planejamento de suas estratégias. Existem diversas opções de marketing digital que você pode adotar para o seu consultório. Por isso, é necessário avaliar se a estratégia definida é a melhor para o seu público de interesse.
Passo 03: Estratégias – É importante definir também quais estratégias você vai usar para atingir seus objetivos. Você pode optar pelo marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, um blog, aplicativo próprio, dentre outros.
Passo 04: Resultados – Uma vez definidos os objetivos, chega o momento de escolher o indicador de desempenho. No marketing digital, eles são chamados de KPIs e são necessários para saber se as suas estratégias estão funcionando ou não. A coleta dos resultados de cada canal é necessária para saber quais os pontos do planejamento precisam de ajustes e quais estão funcionando e obtendo resultados.
Engana-se quem pensa que o Marketing Digital é apenas para grandes clínicas e laboratórios. Na verdade, ele é ideal principalmente para os pequenos e médios, que tem na técnica a sua principal forma de ganhar novos clientes.
Os anúncios pagos na internet podem ser direcionados para apenas o público de uma região (nas proximidades de sua clínica), faixa etária ou sexo. Assim, você pode investir menos, mas focar em atingir as pessoas específicas.
Porém, caso haja uma verba maior, você pode aproveitar para investir em um público mais variado. Com os relatórios, você tem a possibilidade de acompanhar exatamente o retorno das ações, facilitando a compreensão das estratégias que estão funcionando.
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Antes de pôr em prática suas ações de Marketing Digital, é preciso ficar atento aos limites criados pelo Conselho Federal de Medicina, para que suas ações estejam dentro da legalidade. Separamos alguns tópicos:
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