O crescimento do Marketing Digital e a presença cada vez maior das empresas na internet têm resultado na busca de estratégias para garantir o sucesso do comércio também no meio digital. Uma dessas estratégias é o Marketing de conteúdo.
O “marketing de conteúdo” significa a produção de conteúdos altamente relevantes para o seu público-alvo, com o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre um determinado tema de um nicho. Por meio dessa estratégia, é possível engajar o público-alvo e se tornar uma autoridade naquilo que você fala, fazendo crescer a sua rede de clientes e potenciais clientes.
Essa estratégia vem sendo usada por muitas empresas atualmente. Por isso, separamos um guia sobre o que é o marketing de conteúdo e como adotar essa estratégia para a sua empresa.
O marketing de conteúdo é uma maneira de produzir conteúdos relevantes ou de impacto positivo na sua audiência alvo. Esses conteúdos atraem, envolvem e geram valor para as pessoas, com um objetivo de gerar mais negócios por meio desse impacto positivo.
As peças de conteúdo produzidas podem atrair potenciais novos clientes, sem necessidade de fazer qualquer tipo de marketing direto aos seus produtos ou serviços. Ou seja, o marketing de conteúdo não é sobre escrever o que suas empresas fazem ou ofertam, mas produzir conteúdo sobre as necessidades de seus clientes e gerar uma imagem positiva para a sua empresa em troca.
– GERAR MAIS TRÁFEGO ORGÂNICO PARA O SEU SITE: o marketing de conteúdo permite a geração de tráfego orgânico para o site da sua empresa. Por isso, é tão importante a produção de bons conteúdos e com as palavras-chave relevantes para o seu negócio. Além de gerar links orgânicos de qualidade para o seu site, eles também vão impactar positivamente na captação de tráfego por meio das redes sociais – através de links e compartilhamento.
– GERAR MAIS LEADS ORGÂNICOS: muitas vezes, os seus seguidores não compram de você. Para estimular neles a confiança em seus produtos/serviços, você precisa continuar produzindo conteúdos relevantes. Ao ganhar a confiança dos seus seguidores, isso vai garantir que elas comprem de você no momento em que se sentirem confortáveis para comprar o seu produto ou serviço. Além disso, os conteúdos produzidos vão construindo uma base sólida de leads orgânicos, que são potenciais clientes. Invista no relacionamento com os leads, forneça materiais que ajudarão ele na decisão de compra. Assim, você tem mais chances de converter esses novos contatos em negócios.
– AUMENTAR A VISIBILIDADE DA SUA MARCA: quanto mais conteúdo de qualidade a sua marca for criando, maior será a notoriedade dela. Esses conteúdos vão gerar interesse em sua marca e uma maior interação com os seus seguidores. Assim, você aumenta gradualmente a notoriedade da sua empresa e com o tempo passa a construir uma base de seguidores fieis ao seu trabalho. Como resultado, você fecha mais negócios e gera novas vendas ao longo prazo.
– BAIXAR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES: embora os resultados possam demorar um pouco, o marketing de conteúdo é mais rentável ao longo prazo, principalmente no Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Há o custo de produzir esse marketing de conteúdo, assim como a publicidade também tem o seu custo, mas ele é bem menor. Além disso, há a vantagem do marketing de conteúdo, em alguns casos, poder gerar um tráfego orgânico perpétuo ao longo prazo, atraindo novos potenciais clientes ao longo de vários meses ou anos.
Fazer o marketing de conteúdo não é apenas escolher um tema e escrever sobre ele. É preciso determinação, foco, atenção e planejamento. É preciso fazer um planejamento dos conteúdos a serem produzidos, a organização da equipe, definir os objetivos para cada conteúdo, dentre outras tarefas. Você pode produzir diversos tipos de conteúdos, a depender da estratégia de marketing escolhida. Conheça alguns:
– BLOG DE CONTEÚDO: é a principal fonte de tráfego da maioria dos empreendedores e de empresas. Além disso, essa ferramenta permite um controle das suas ações e analise do comportamento dos potenciais clientes. O blog precisa ser bem estruturado, é necessária a preocupação com o SEO e com o conteúdo a ser produzido. Tem a capacidade de atrair potenciais novos clientes. Lembre-se, porém, de diversificar os temas abordados. Às vezes, um nicho muito específico pode não ser positivo, principalmente em blogs empresariais.
– REDES SOCIAIS: as redes sociais é uma excelente ferramenta para se aproximar dos seus seguidores. Através delas as empresas conseguem fazer atendimento e sanar dúvidas dos seus possíveis clientes. É importante lembrar que a produção de conteúdo para as redes sociais não significa necessariamente entretenimento. Elas também ajudam na disseminação de conteúdos e de informações. Algumas de suas vantagens são: a) é um local onde o público está presente; b) o conteúdo é amplificado de maneira incrível; c) os anúncios são extremamente baratos; d) geram tráfego, autoridade e leads; e d) são complementos a todos as outras estratégias de marketing de conteúdo (blogs, vídeos, e-books).
– E-MAIL MARKETING: essa é uma boa estratégia de persuasão, comunicação e conversão. É preciso uma boa segmentação para que o resultado seja positivo, pois assim você garante que apenas os seguidores interessados no tema vão receber aquele e-mail. Preocupar-se com o designer de seu newsletter também é fundamental para se chegar a bons resultados, mas evite colocar muitas imagens, para que o e-mail não vá parar no spam. Preocupe-se também em dar um bom título ao seu e-mail e não se esqueça de medir os resultados de todas as suas ações para que possa entender melhor o seu público e as suas futuras ações.
– LANDING PAGE: é uma boa ferramenta para comunicação e geração de leads. Com as landing pages você consegue comunicar um determinado produto ou serviço, além de usá-las como estratégia para geração de leads. Com essa ferramenta, você pode abordar diferentes conteúdos e ajudar o seu público na compreensão de determinados assuntos.
– E-BOOKS: O e-book é uma excelente ferramenta para utilizar o marketing de conteúdo ao seu favor. Você pode compilar textos de seu blog sobre uma mesma temática (fazendo as edições e adaptações necessárias, claro) ou mesmo investir um pouco mais de tempo e criar um produto único. Além de informativo, é uma forma de gerar leads e potenciais contatos.
– VÍDEOS: O vídeo é um formato que gera muita autoridade nos dias de hoje. Essa estratégia humaniza o seu conteúdo, colocando-o em uma posição de maior destaque. Isso gera uma maior confiança no seu público. As lives, tão na moda atualmente, são outra maneira de usar o vídeo ao seu favor. Elas têm um grande potencial de visualização e podem ser feitas com equipamentos simples, como o próprio smartphone.
Para que sua estratégia de marketing de conteúdo dê certo, é preciso entender que o processo leva tempo. Não é do dia para a noite que o seu blog vai começar a receber milhares de visitas. O marketing de conteúdo exige tempo, estratégia assertiva e, consequentemente, um pouco de paciência.
O planejamento e a contextualização são extremamente importantes para que sua estratégia seja positiva. Você precisa entender primeiro o interesse dos seus potenciais clientes antes de definir sobre o que vai escrever. Antes de começar faça uma pesquisa de mercado. Além disso, você precisa contextualizar o conteúdo produzido, para que ele não fique muito diverso e acabe matando a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Uma dica importante para o sucesso da sua estratégia é manter a consistência de suas ações. Por exemplo, se você começa a publicar dois textos por semana em seu blog, deve manter essa consistência para não causar uma decepção em seus leitores. As métricas são importantes, mas não são tudo. Se o seu conteúdo estiver chegando a muitas pessoas, mas isso não estiver se transformando em vendas, então talvez tenha algo de errado com sua estratégia.
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