Marketing de Conteúdo está longe de ser uma ferramenta nova. Uma das primeiras e mais conhecidas experiências nessa área foi iniciada em 1900, quando a marca de pneus Michelin criou o seu famoso guia de restaurantes para estimular os consumidores a usarem mais seus carros.
De lá para cá, o Marketing de Conteúdo ganhou força considerável, sobretudo com a evolução da internet e das novas mídias, que ampliaram as possibilidades de comunicação e relacionamento entre as marcas e seus clientes.
Apesar de não ser algo novo, é uma atividade ainda desconhecida por muitas empresas e até mesmo por profissionais da área de comunicação. Mas, afinal, o que é Marketing de Conteúdo?
De acordo com o Content Marketing Institute, principal referência mundial na área, o Marketing de Conteúdo é:
Uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdos de valor, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência claramente definida, e, ultimamente, para levar os clientes à ações lucrativas.
Engajar Clientes: Com a existência da internet e das mídias sociais, o cliente ganhou voz ativa e passou também a ajudar na construção da reputação das marcas. Diferente da publicidade tradicional, o Marketing de Conteúdo permite que o público interaja com as empresas, contribuindo com dúvidas, sugestões, curtindo, compartilhando e dando feedback sobre o que é ofertado para ele.
Focar no Interesse do Público: O mais importante não é falar de um produto ou serviço e sim o interesse do público. Quais são os problemas que este público apresenta e de que forma uma empresa pode ajudar com a oferta de soluções? Esta é a lógica do Marketing de Conteúdo.
Atrair Potenciais Clientes: Todo comprador é antes um pesquisador. O bom Marketing de Conteúdo oferece informações úteis e relevantes para ajudar pessoas a encontrarem alternativas para a solução dos seus problemas.
Criar Autoridade: Ao mostrar para o público seus diferenciais e habilidades na solução de problemas, a marca gera valor para o seu público que passa a ter uma visão mais positiva sobre ela. As pessoas pesquisam sobre produtos e serviços para tomar decisões bem informadas. O objetivo do Marketing de Conteúdo é oferecer aos seus leitores informações para que tomem as decisões de forma mais segura.
Gerar Vantagem Competitiva: Todos os dias os seus potenciais clientes estão pesquisando pelos seus serviços na internet e estão encontrando os sites concorrentes. A oferta de um conteúdo de qualidade, focado nas dores de seus potenciais clientes, é a melhor maneira de ganhar a confiança de sua audiência, criando um diferencial significativo em relação ao seu mercado.
Para gerar os resultados esperados, o Marketing de Conteúdo precisa ser pensado e executado dentro de uma estratégia organizada e estruturada. Começar a gravar vídeos para o Youtube ou sair escrevendo de forma aleatória para o seu blog corporativo não vai gerar retorno. Acredite. Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo deve passar pelas seguintes etapas:
Planejar: Quais os seus objetivos com o Marketing de Conteúdo? Qual o público que deverá ser atingido? Que tipo de assunto é de interesse desse público? Não queremos apenas produzir um conteúdo qualquer. Queremos um conteúdo estratégico, que vai trazer resultados para o seu negócio.
Por isto, estas e outras muitas perguntas deverão ser respondidas antes de iniciar a produção do conteúdo em si. É aqui que vamos definir a persona do seu negócio e fazer pesquisa de palavra-chave para entender as principais dúvidas dessa audiência e como ela procura por seus produtos e serviços na internet.
Produzir e distribuir conteúdo: Uma vez definido o seu plano de ação, é o momento de começar a produção de conteúdo, sem perder de vista o que ficou definido na estratégia. Os conteúdos deverão ser gerados de acordo com o perfil da audiência e adaptados para cada canal (blog, podcast, mídias sociais).
É imprescindível que, além de muita consistência, o conteúdo tenha uma frequência definida na sua distribuição. Fazer um blog post ou um vídeo de vez em quando é gastar energia e tempo. Seu conteúdo precisa ter uma periodicidade clara.
Analisar Resultados: Uma das grandes vantagens de investir na comunicação na internet é a possibilidade de medir muitas variáveis. E é ai que mora o perigo. É muito importante não cair na tentação de medir tudo. É necessário focar nas métricas que são essencialmente relevantes para o seu negócio. Com os resultados identificados, é possível melhorar a estratégia.
Antes de começar, saiba que uma estratégia de Marketing de Conteúdo pode oferecer muitos benefícios, mas é importante considerar que essa ferramenta não trará resultados imediatos. Para que o seu conteúdo ganhe uma projeção é preciso um esforço para promover a presença online da sua empresa de forma eficiente.
Isso significa estruturar os seus canais, ofertar conteúdos interessantes e promovê-los para que cheguem às pessoas certas. A partir daí será possível construir e fortalecer a sua autoridade e as relações com o seu público e atrair mais clientes.
É basicamente entender onde estamos, definir onde queremos chegar e identificar os melhores meios para chegarmos aos objetivos. Uma boa dica é traçar objetivos de médio prazo e outros de longo prazo. Assim fica mais claro enxergar por quais etapas a empresa vai passar até atingir o objetivo principal.
De saída é bom saber que entre os primeiros objetivos a serem conquistados pela sua empresa estão ter uma PRESENÇA ONLINE eficiente (nos canais adequados para o seu negócio) e em seguida construir AUTORIDADE no mercado em que atua.
Gerar brand awareness (conhecimento da marca): Permitir que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca e os produtos e/ou serviços oferecidos. Se as pessoas consomem o seu conteúdo e confiam no seu trabalho, certamente vão comprar de você quando tiverem demanda pelos seus produtos ou serviços.
Engajamento com a marca: Enquanto o brand awareness é mais voltado para o número de pessoas que conhecem e possuem uma percepção positiva de sua marca, o engajamento visa gerar um relacionamento próximo e constant com uma audiência mais seletiva.
Autoridade digital: Significa ter o respeito das pessoas e do mercado em que você atua. Quando uma empresa se torna autoridade, ela passa a ser procurada por pessoas que confiam no seu trabalho. Ou seja, é basicamente ganhar credibilidade no seu mercado através do ambiente digital. É aquele momento em que o seu blog/ site/ Facebook passa a ser requisitado quando as pessoas querem informações sobre o seu mercado.
Educar o mercado: É natural que o público não entenda claramente para que servem os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e os seus diferenciais. Essa realidade é comum, sobretudo, em empresas que estão trazendo novidades para o mercado. Utilizando conteúdos que mostrem essas novidades é possível atrair pessoas interessadas e esclarecer sobre as soluções ofertadas.
A notícia boa é que os conteúdos serão úteis também para o seu time de vendas, que passará a dispor de ebooks, webinars, vídeos e blog posts para esclarecer dúvidas e contribuir na redução do tempo no processo de vendas.
Gerar leads: Mais que contribuir na construção da sua autoridade, o Marketing de Conteúdo tem a grande vantagem de gerar informações de possíveis clientes (gerar leads). Esse é uma alternativa muito adequada para empresas B2B, que precisam levantar contatos qualificados para a sua equipe de vendas
Se os seus objetivos estão definidos, agora é hora de escolher os KPIs, pois os dois estão diretamente relacionados.
Entender o conceito de KPI (Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance) vai ser essencial para você escolhê-los de forma correta. Em resumo, os KPIs são aquelas métricas mais relevantes para sua estratégia e que vão permitir avaliar se as suas campanhas de marketing digital estão performando bem ou não.
O cuidado aqui é de não cair na tentação de medir muitas métricas e nem métricas insuficientes. Qualquer uma das situações vai trazer problemas. O Google Analytics tem centenas de parâmetros e o segredo é considerar as informações relevantes para o negócio naquele momento.
Um bom KPI traz algumas características:
Ser importante: Devem ter um impacto positivo no alcance do objetivo.
Cuidado com as métricas de “vaidade”;
Ser simples de entender: Pode ser compartilhado de maneira clara com todo o time;
Ser facilmente mensurável: O KPI precisa ser facilmente medido e atrelado a um objetivo;
Exemplos de KPI por objetivo:
– Brand awareness: Curtidas no Facebook; visitas no site/ blog;
– Engajamento com a marca: Compartilhamento em redes sociais; comentários em postagens;
– Geração de leads: Conversões em landing pages (páginas de captura de dados dos clientes).
Uma vez definidos os objetivos e as métricas, o próximo passo para planejar o conteúdo a ser produzido é identificar o público que queremos atingir com a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Entender os interesses da audiência será fundamental para a construção de conteúdo interessante e relevante. Uma das melhores técnicas para isso é o uso de buyer personas.
Buyer Personas são personagens fictícios que representam o esteriótipo do seu cliente ideal. São criadas para compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
Em marketing digital é mais adequado usar personas, ao invés do público-alvo, porque as personas permitem avaliar muito além das informações demográficas da sua audiência.
Saber o comportamento, as preferências, desafios, dores e interesses de seu público é essencial para a definição do conteúdo. Muitas vezes o negócio apresenta mais de uma persona e é necessário estar atento às necessidades de cada uma delas.
Sexo: Feminino
Idade: Entre 30 e 50 anos
Renda Mensal: R$ 8.000,00
Cidade: São Paulo
Nome: José Roberto
Sexo: Masculino
Idade: 45 anos
Estado Civil: casado
Renda Mensal: R$ 15.000,00
Cidade: Rio de Janeiro
Empresa: Carro Bom – Produtos Automotivos
Cargo: Diretor de Vendas
Descrição do Trabalho: José tem como atual desafio implantar a loja virtual da empresa, que atualmente faz vendas exclusivamente para o mercado B2B. Será a primeira vez que a empresa vai se relacionar com o consumidor final. José precisa se aprofundar nos conhecimentos sobre e-commerce e contratar uma agência de marketing digital que ajude a concretizar a divulgação da loja virtual.
Objetivos: Divulgar a nova loja virtual, criar alternativas de relacionamento com os clientes e alcançar as metas de vendas definidas para a sustentação do novo negócio.
Ao entender as necessidades e desafios dos seus potenciais clientes, fica muito mais fácil elaborar os conteúdos que irão ajudar as personas a solucionarem seus problemas.
Para criar as personas, é preciso se basear em pesquisas e em dados reais para não correr o risco de não representar o público de maneira correta.
Entrevistas com clientes: Converse com seus clientes e tente identificar necessidades em comum. Aqui valem entrevistas apenas os melhores clientes. Você quer atrair mais deles para a sua empresa.
Ouvir seu time de vendas: Considero uma das fontes de informação mais eficientes na construção de personas. Faça brainstorm com a equipe e tente identificar mais tem sido as principais queixas e necessidades dos clientes.
Pesquisas de mercado: Embora não possuam resultados tão bons quanto entrevistas com clientes, esta prática ainda é uma boa opção. As pessoas são abordadas para responder uma pequena entrevista (questionário).
Pesquisas online: Apesar de ser um recurso mais barato, é necessário atenção para atingir o público correto. Sua divulgação pode ser feita em redes sociais, por exemplo. Como mobiliza um público que muitas vezes não conhece a marca, requer a oferta de brindes ou descontos para aumentar o engajamento das pessoas.
Com os objetivos do negócio definidos e a persona identificada é hora de escolher os canais que serão utilizados para atingir o seu público. Nessa etapa é necessário compreender que, diante dos inúmeros canais disponíveis no mundo online, é preciso escolher aqueles que ajudarão o seu conteúdo a chegar às pessoas certas.
Blog : Para fazer a sua estratégia de Marketing de Conteúdo rodar, você vai precisar de um espaço que funcionará como uma grande “central de conteúdo”. Na maioria das vezes essa central funciona dentro de um blog.
É lá que você vai disponibilizar conteúdos customizados em textos, áudios, vídeos e outros formatos e vai receber a sua audiência. Utilizando recursos do próprio blog, como formulários, será possível converter os visitantes em leads, capturando seus contatos em troca do acesso a conteúdos gratuitos e de qualidade.
Promoção do conteúdo: Não adianta produzir conteúdos fantásticos e apenas aguardar que os leitores encontrem de forma orgânica. Esse conteúdo precisa ser promovido nos canais adequados. Existem inúmeros recursos que podem ser utilizados nesse momento. Entre eles:
Mídias sociais: São uma ótima maneira para divulgar os conteúdos gerados em blogs e permitir que o público possa interagir com esse conteúdo. É preciso ainda gerar conteúdo específico para as redes sociais para evitar que reproduzam apenas o conteúdo do blog.
Algumas ferramentas existentes no mercado permitem que as postagens aconteçam com programação antecipada, a exemplo do Buffer e Hootsuite. Também é importante reservar uma verba para a mídia paga, pois o alcance orgânico nas mídias sociais está cada vez menor. No Facebook, por exemplo, esse alcance é de apenas 2%.
Vídeos: São eficientes para aumentar a sua autoridade no mercado e educar seu público. É de fácil consumo, podendo ser acessado também por celulares, tablets, etc.
Materiais ricos: Ebooks, infográficos e templates são os exemplos mais comuns de materiais ricos. São muito bons para mostrar que sua empresa é autoridade em algum assunto e aumentar sua base de e-mails. Para baixar o material, o visitante precisará preencher um formulário de cadastro ou um fazer “pagamento social”, compartilhando o conteúdo nas redes sociais.
Co-Marketing: Pode ser feito desenvolvendo conteúdos em conjunto com outras empresas parceiras e que tenham a mesma persona que a sua empresa. Por exemplo, a pessoa que tem um cão terá necessidade de vários produtos do mercado pet. Uma marca de coleiras e uma de shampoo poderão se unir para desenvolver um conteúdo interessante e oferecer para este cliente.
E-mail: O e-mail continua firme e forte como fonte de aquisição de clientes. Apesar das ações tradicionais de e-mail marketing terem perdido a eficiência, nas estratégias de Marketing de Conteúdo a lista de e-mail é um recurso valioso. Quando uma pessoa cadastra o e-mail em seu banco de dados, está permitindo que seja iniciado um relacionamento com ela. Hoje inúmeras empresas do mercado disponibilizam sistemas de automação de e-mail marketing para que a sua estratégia funcione de forma automática e segura.
Nós já temos objetivos e KPIs definidos, já sabemos as características da persona, mas, antes de montar um plano editorial e começar a produzir o conteúdo, ainda precisamos vencer uma etapa, que é entender o caminho que o cliente faz até chegar ao seu produto. Quais são as dúvidas que o público tem e, principalmente, O QUE eles pesquisam no Google antes de chegar até você?
É preciso dar atenção a este tópico, porque a forma como ele busca está diretamente relacionado com a compra. Pense que você tem um e-commerce de eletrodomésticos e quer atrair novos clientes.De que forma uma pessoa que busca uma geladeira nova vai pesquisar no Google? É possível que ela busque “geladeira duplex”. Depois de ler alguns resultados, o consumidor decide que a melhor geladeira para ele deverá ser branca, frost free e com baixo gastro de energia.
Daí em diante, ele vai avaliar opiniões sobre algumas marcas e vai ficar entre as opções X e Y. No final das contas o que poderá pesar na decisão será o preço ou a oferta de assistência técnica.
É pensando nessa jornada de compra que vamos analisar dois assuntos cruciais para a produção dos conteúdos que poderão influenciar o seu potencial cliente antes da decisão de compra.
Uma delas é a análise de palavras-chave e a segunda é a estruturação do conteúdo dentro do seu funil de vendas.
Não é possível criar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo sem levar em conta a pesquisa de palavras-chave. Isto porque precisamos entender como as pessoas pesquisam por determinados assuntos no Google e preparar este conteúdo para que tenha os termos adequados para os motores de busca.
Fazer bom conteúdo é tanto descobrir as melhores palavras quanto produzir conteúdo que atenda às demandas das pessoas que estão pesquisando esta palavra.
Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudar na construção das listas de palavras-chave. A mais usual é o Planejador de palavras-chave do Google. Apesar de ser ofertada para que os anunciantes busquem por novas expressões e tenham ideias de grupos de anúncios, a ferramenta também é bem útil para a construção de conteúdo. Existem inúmeras outras ferramentas que deverão ser consultadas também.
O trabalho de palavra-chave é um tópico importante dentro das práticas de SEO (Search Engine Optimization), que visa deixar o conteúdo mais preparad para os motores de busca.
As chamadas palavras-chave de “cauda longa” são ideais para atrair pessoas interessadas em temas específicos. Assim, se você tem, por exemplo, um pet shop no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, ao invés de concorrer com o termo “pet shop”, que tem grande concorrência no Google, você usaria “pet shop em Copacabana”. Assim vai atrair um número maior de pessoas possivelmente com mais interesse naquilo que você tem a oferecer.
Um funil de vendas representa o processo de vendas desde o primeiro contato do público com uma empresa até o momento em que a venda é efetivada. Philip Kotler descreveu esse processo, em 2006, quando apontou as cinco etapas do processo de compra do consumidor, que vai desde o reconhecimento do problema, passando pela busca por informações, avaliação de alternativas até a decisão de compra.
Entender esse caminho permitirá a criação de materiais para que a equipe de vendas possa fazer uma abordagem mais eficiente. Um dos objetivos do Marketing de Conteúdo atualmente é disponibilizar informações capazes de levar o possível cliente até a próxima etapa do funil.
Topo do Funil: No topo do funil a intenção é atrair a atenção para a descoberta do problema, mas explicar que há soluções. Não crie conteúdos focados em seu produto ou serviço. Os conteúdos devem ser interessantes, gerando uma percepção positiva de sua marca. Exemplos:
– Posts de blog: servem para educar o público e gerar o primeiro relacionamento.
É importante incluir campos de cadastro de e-mail em seu blog para cadastrar informações dos leitores;
– Conteúdos multimídia: podem ser vídeos ou podcasts com dicas.
– Ebooks: Com informações mais explicativas e que não tenham uma relação direta com as vendas. Pode ser usado como isca digital, solicitando o cadastramento de alguns dados antes do download do material.
Meio do Funil: Nessa fase, as pessoas já sabem que estão em busca de soluções para resolver seus problemas. É possível focar na necessidade do cliente e destacar que a sua empresa é uma autoridade nessa área. Mostrar cases do mercado e apresentar depoimentos de clientes satisfeitos são uma ótima estratégia de meio do funil. Webinars (aulas online de perguntas e respostas), newsletters, blog posts são exemplos de formatos que pode ser usados nessa etapa.
Fundo do Funil: Aqui o lead já considera seu produto como opção e está em busca das últimas informações para decidir a compra. Apesar do caráter ainda informativo, os materiais de fundo de funil já devem falar da sua empresa ou produto. Cases ou vídeos com depoimentos são formas de evidenciar que seu produto ou serviço já ajuda outras pessoas de forma satisfatória. Um profissional de vendas poderá se envolver para fazer um atendimento privado e tirar dúvidas;
Pós-venda: Não é porque o cliente já é seu que você não vai mais se esforçar para se relacionar com ele. É mais barato fazer com que um cliente que já está com você compre outros produtos do que adquirir novos clientes. Criar conteúdos para os clientes atuais é uma forma eficiente de incentivá-lo a conhecer outras soluções ofertadas pela sua empresa.
Com a sua base de leads aumentando (ainda bem!), é fundamental o uso de alguma plataforma de automação de marketing. Dessa forma, será possível montar a sua máquina de vendas com envios automáticos de conteúdos a medida que os leads forem avançando na sua jornada de compra.
A cada e-mail enviado, o lead terá um aprofundamento maior sobre a sua solução. Isso vai qualificá-lo cada vez mais. O uso do sistema permitirá também avaliar métricas, como taxa de abertura, taxa de cliques, etc. Uma estratégia bem montada vai gerar leads mais qualificados para seu time comercial converter mais vendas.
A partir do estudo das palavras-chave mais adequadas para o seu negócio e do entendimento das necessidades da persona na jornada de compra, é possível definir o plano editorial, especificando a cada mês os conteúdos a serem produzidos e a serem divulgados.
Para ter uma maior efetividade, o recomendado é que todo o processo seja documentado. Você pode usar desde uma planilha de Excel até um arquivo do Google Calendário. Outra boa ferramenta é o Trello, eficiente gerenciador de tarefas. O importante é que fique registrado tudo a ser feito e o que já foi executado para não correr o risco de deixar algum conteúdo para trás ou repetir algum outro indevidamente.
O ideal é que seja liberado ao menos um conteúdo por semana e que haja periodicidade nessa divulgação. Também é importante distribuir pelos canais que já falamos anteriormente, como mídias sociais, e-mail marketing, etc.
Fazer uma engrenagem de Marketing de Conteúdo funcionar de forma eficiente não é fácil e nem sempre os resultados vem tão rápido quanto gostaríamos. A notícia boa é que analisar resultados no marketing digital é muito mais fácil do que no marketing tradicional.
É possível acompanhar o comportamento do visitante no seu site ou sistema de e-mail e verificar quais ações estão gerando mais resultados. Por isto, planejar e seguir as métricas é super necessário até para fazer ajustes ou remodelar por completo as iniciativas que não estão trazendo os resultados esperados.
O Marketing de Conteúdo tem sido muito festejado pelos resultados que consegue oferecer, mas é importante destacar que não se trata de nenhuma ferramenta milagrosa.
Para trazer resultados, o método precisa ser implantando do modo correto, com bons conteúdos, voltados para as personas corretas, com blogs e sites bem estruturados, com uma equipe de vendas atuante e atenciosa e demonstrando uma preocupação genuína pelo cliente.
Falhas no funcionamento do negócio: Existem casos de empresas que oferecem bons produtos, mas a que não tem uma comunicação boa, os processos internos são desorganizados, a equipe de vendas não tem uma boa abordagem. Resumindo, internamente a empresa está desestruturada. Nessas situações não há estratégia de conteúdo que dê jeito. Ai o melhor é organizar a vida da empresa internamente para depois começar um trabalho visando atrair mais clientes.
Mercado acirrado: A gente vai fazer nosso dever de casa, mas é importante ficar de olho na concorrência. Existem mercados com concorrentes fortes, que oferecem produtos melhores ou com preços mais acessíveis. Concorrentes com verbas gordas pra investir no marketing e que incomodam de verdade. Resultados imediatos: Se você quer resultados amanhã ou semana que vem, o Marketing de Conteúdo não é pra você. Mesmo com uma estratégia bem amarrada e rodando da forma correta, os resultados vão demorar um pouco para aparecer.
Conteúdo é investimento: Ter uma estrutura mínima pra rodar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo vai exigir investimento, seja de alguém da sua equipe interna ou de um parceiro terceirizado. Todo o processo é trabalhoso e exige dedicação para ter os canais atualizados com assuntos relevantes. Tem que reservar também uma verba para investir em mídia paga, no Facebook Ads, por exemplo, já que o alcance do conteúdo orgânico está cada vez menor.
Estratégia variada: Para os grandes clientes, o ideal é utilizar ferramentas variadas e não aguardar apenas pelo digital. Claro que blog posts, vídeos e ebooks serão usados como material educativo pela equipe de vendas, mas outras estratégias podem e devem estar associadas, quando falamos em grandes contratos. Fazer um trabalho forte no LinkedIn, estar presente nos eventos da área e trabalhar os recursos do outbound são boas alternativas.
Resumindo, não cometa esses erros: Na hora de iniciar o trabalho de Marketing de Conteúdo, esteja atento para não cometer alguns erros comuns.
– Não ter uma persona definida: É muito importante entender quem é o seu público, dores e necessidades. Todo o seu conteúdo vai ser pensado levando em conta essas informações.
– Elaborar conteúdo apenas sobre a empresa: Aqui vamos usar a regra do 80/20, ou seja, 80% de seu conteúdo terá foco nas necessidades do cliente e apenas 20% vai falar de temas sobre a empresa, como prêmios, lançamento de produtos, abertura de filiais, etc.
– Não elaborar conteúdo útil: O conteúdo precisa ensinar algo novo ao visitante sobre o tema do seu negócio. A intenção é mostrar soluções para problemas reais.
– Não ser objetivo: Esqueça a licença poética, a abordagem técnica e a linguagem rebuscada. Quando se fala em Marketing de Conteúdo, texto bom é texto objetivo, informativo e prático.
– Ser superficial e sem consistência: O objetivo é gerar autoridade. Para isto, o conteúdo da sua empresa precisa ter substância, consistência e periodicidade. Portanto, cuidado com conteúdos rasos e que não agregamvalor pro seu público. Esse é um problema recorrente quando a produção de conteúdo é terceirizada com equipes desqualificadas ou estagiários inexperientes.
– Não considerar os diferentes estágios de compra: Conteúdo educativo é fundamental, mas também é importante dar informações para prospects que estão mais avançados no processo da compra.
– Não pensar no Google: Através das ferramentas certas, é possível identificar tendências de interesses sobre assuntos relacionados com o mercado em que a sua empresa atua. E isso é possível graças à pesquisa de palavras-chave. Também é fundamental usar outras técnicas de SEO para garantir uma boa indexação do seu conteúdo nas pesquisas.
– Não ser eficiente na promoção do conteúdo: Não adianta nada ter o melhor conteúdo do mundo, se ninguém vai ler, interagir e comentar. Por isto, promova o conteúdo em canais adequados, como e-mail, redes sociais, newsletters. Um conteúdo de valor é sempre uma excelente ferramenta de relacionamento com clientes e prospects.
O importante é começar. Você pode não ter a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo do mundo, mas com dedicação e foco vai ser possível fazer os ajustes necessários.
Procure ajudar a sua persona e oferecer conteúdo valioso, muito mais voltado para as soluções dos problemas das pessoas do que no seu produto.
Esteja atento aos movimentos do mercado e às oportunidades de parcerias. No mais é começar a trabalhar. Muitos visitantes aguardam pra te encontrar na internet.
Se você já tem um trabalho de Marketing de Conteúdo funcionando, vou adorar saber quais tem sido as suas principais conquistas e desafios.
Boa sorte e, se precisar de ajuda, conte comigo.
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