Se você está procurando entender o que é uma landing page e como usá-la em sua estratégia de marketing, você está no lugar certo.
De um modo geral, a landing page é uma página voltada para conversão de leads, vendas ou oportunidades. Por exemplo, ela pode ser utilizada para a entrega de um material rico como um e-book ou infográfico. Para ter acesso ao conteúdo, o visitante precisa fornecer alguns dos seus dados básicos, geralmente sendo o nome e o e-mail para envio do material solicitado. Assim, ele deixa de ser apenas um visitante e se torna um lead.
Quando você consegue o contato do seu potencial cliente, você pode se relacionar com ele e entender se tem mesmo um perfil de cliente ideal. Desse modo, suas vendas são potencializadas e os clientes realmente interessados em seu produto ou serviço são encaminhados para a sua equipe de vendas. Esses clientes são conhecidos como leads qualificados.
A landing page pode ser utilizada em vários tipos de estratégia de marketing. Ele pode ser usado para atrair mais pessoas para o seu negócio, por meio do ibound marketing, popularmente conhecido como marketing de atração.
Mas não basta que o potencial cliente entre no seu site, blog ou loja virtual e apenas dê uma olhadinha. Se ele não encontrar algo que o interesse, ele pode nunca mais voltar! Então, esse cliente precisa se tornar um LEAD. E, para isso, você precisa fornecer informações relevantes, para que ele ao menos tenha o interesse de iniciar um vínculo com a sua empresa.
Então surge a grande questão: como capturar o contato do visitante para torná-lo um lead? Uma das respostas para essa pergunta está no título deste artigo. Isso mesmo! Para não perder oportunidades e transformar visitantes em clientes ter uma boa Landing Page é uma excelente estratégia para o seu negócio.
Um erro bastante comum para quem realiza anúncios na internet é mandar o lead direto para o site. Isso mesmo, mandar o lead direto para o seu site pode te fazer perder grandes oportunidades de negócio.
Se a sua empresa possui vários serviços ou produtos, você deve criar uma landing page para cada um deles. Dessa forma, o seu potencial cliente, ao clicar no anúncio, verá apenas informações sobre aquele produto de seu interesse, fazendo com que as suas chances de conversão sejam ainda maiores.
Então, você já entendeu que uma landing page pode ser utilizada tanto para conversão de lead como para conversão de vendas. Agora vamos falar sobre a estrutura de uma landing page de sucesso.
Criar uma landing page de qualidade e que converte, parece algo que dá um trabalhão e precisa da ajuda de vários profissionais. De fato, quando feita por algum profissional que entende do assunto, as chances de conversão são ainda maiores. Mas é possível montar uma primeira landing page de forma mais simples, para quem ainda não pode investir em um especialista.
Com uma vasta opção de plataforma para criação de landing pages, você já encontra alguns modelos prontos. Basta escolher a ferramenta adequada para o seu negócio e colocar a mão na massa. Vamos para estrutura?
a) Título e subtítulo
Estudos indicam que de 8 a cada 10 pessoas que chegam a uma página leem seu cabeçalho, mas somente 2 dos visitantes vão conferir o restante da página. Por isso, é preciso ir direto ao ponto.
Isso, só fortalece a ideia de que título e subtítulo são os principais elementos de uma landing page. Passar um tempo pensando no que vai colocar lá é de extrema importância. Não esqueça de utilizar de técnicas de persuasão para convencer o visitante de que o seu produto ou serviço vai resolver o problema dele. Sempre que poder, use o gatilho da urgência. No caso de captação de lead, você pode usar algo como “baixe agora, só restam 5 minutos”, por exemplo.
b) Imagem ou vídeo
Da mesma maneira que o título e subtítulo precisam transmitir a sua mensagem com clareza, a imagem ou vídeo precisa fazer o mesmo. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Então, ela precisa ser marcante e definitiva.
Caso você não tenha muita afinidade com ferramentas avançadas de edição de imagens, nós temos uma dica para você. O Canva pode te ajudar. Trata-se de uma ferramenta muito simples e intuitiva que pode te ajudar a iniciar o seu negócio com uma qualidade muito boa.
c) Descrição da oferta
Uma descrição bem elaborada pode fazer a sua conversão aumentar muito. Para melhorar a experiência do usuário com a sua landing page você precisa de uma descrição que gere mais valor ao seu produto ou serviço. Temos algumas dicas para você:
*Provas sociais são depoimentos de clientes que já compraram e estão recomendando o seu serviço ou produto.
d) Formulário
É no formulário que conseguimos o contato do lead e, por isso, foque em captar informações relevantes e que sejam de fácil acesso do lead como, por exemplo, nome, e-mail e telefone. Lembre-se que, quanto mais dados você pedir sobre ele ou a empresa dele, mais ele vai pensar em abandonar seu formulário sem dar qualquer satisfação.
Agora que já entendemos o que é uma landing page, para que ela serve e como usá-la em suas estratégias de marketing, é hora de falar sobre algumas ferramentas que podem te ajudar na criação de uma landing page.
É importante ficar ciente de que cada plataforma tem a sua própria política de uso. Algumas possuem planos totalmente gratuitos, mas, com uma quantidade limitada de leads capturados. Se o seu tráfego for muito grande, escolha algum plano que te permita captar leads ilimitados.
Wix: Opção muito utilizada no cenário brasileiro, o editor de sites Wixé mais um que proporciona a possibilidade de criar páginas de conversão com imensa facilidade. Isso porque seu design é intuitivo e amigável, necessitando apenas arrastar e soltar as peças para que se encaixem como desejado.
Strikingly: Entre os criadores de sites, o Strikinglyfunciona como opção gratuita para landing pages. Você pode testar os recursos da ferramenta sem pagar nada, embora o acesso seja restrito.
Leadlovers: Essa uma das plataformas mais utilizada no mundo. Isso por que a leadlovers é completa e abrange, além de landing pages, a criação de funil de vendas.
É claro que existe outras ferramentas que você pode utilizar para criação de landing page. O melhor é fazer uma pesquisa e escolher a que mais se adapte ao seu negócio.
Bom, é isso! Ficamos por aqui, esperamos que tenha entendido o que é uma landing page e a importância de usá-la na sua estratégia de marketing. Até a próxima.
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