O Google recebe bilhões de pesquisas todos os dias. E, claro, os resultados que saem nas primeiras páginas da pesquisa possuem a maior chance de conquistar o interesse do usuário e, consequentemente, converter isso em vendas. Mas isso não se conquista na sorte. Existe um bom motivo pelo qual essas páginas são as primeiras respostas de uma busca.
É graças ao Search Engine Optimization (SEO) – ou otimização para motores de busca – que uma empresa consegue posicionar o seu site em uma boa classificação nos buscadores como Google e Yahoo. Como consequência, essa estratégia do marketing digital permite que o seu site ganhe autoridade perante os usuários, receba mais visitantes e tenha mais chances de conversão.
E atenção: o SEO não exige investimento em nenhuma plataforma. Na verdade, a otimização do site acontece através de ajustes internos. E quanto mais eficiente é a sua estratégia de SEO, maiores as chances do seu site aparecer em posições melhores nos buscadores e conquistar o clique dos usuários.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e dar dicas essenciais para que você consiga boas taxas de conversão.
Para que a sua estratégia de SEO tenha um bom resultado é fundamental fazer um planejamento. Defina seus objetivos, suas metas e como você pode alcançá-los. Evite a impaciência e tenha em mente que as estratégias de SEO bem desenhadas vai lhe render frutos a médio e longo prazos.
No momento de traçar os seus objetivos é importante lembrar que quanto mais definidos eles forem, melhores resultados você irá conseguir. Em seguida, faça a sua definição de metas (etapa essencial para lhe manter no caminho do seu objetivo) e dos KPIs. Isso vai lhe ajudar a entender os meios para se atingir os seus objetivos.
Falar em SEO é falar também em persona. A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Porém, diferente do público-alvo, a persona busca tornar esse cliente uma pessoa real, com informações como: idade, nome, profissão, renda, desejos, objetivos. Uma boa dica antes de montar a sua persona é fazer entrevistas com clientes reais, traçando as informações em comum entre eles. Você pode obter essas informações também por meio da observação de quem já é o seu cliente.
1- Palavras-chaves corretas
As suas estratégias de SEO sempre vão começar com a escolha da palavra-chave (ou palavras-chaves) corretas. Tenha em mente que a melhor palavra-chave para o seu negócio não é necessariamente aquela com maior volume de buscas ou a que tem menor dificuldade de rankeamento. Ela precisa estar relacionada com a sua persona, contribuindo para a solução do problema dela.
Alguns conselhos que damos para encontrar essa palavra são:
Hoje em dia existem ferramentas que lhe ajudam a definir essas palavras-chaves. O próprio Google disponibiliza uma ferramenta dessas, onde você pode fazer uma análise entre Demanda e Concorrência dos termos pesquisados. Dê prioridade às palavras que são razoavelmente pesquisadas, mas possuem concorrência mais baixa – desde que elas estejam em conformidade com a sua persona.
2- Aposte em URLs amigáveis
As URLs são como endereços para a sua página. Quanto mais fáceis de memorizar elas forem, melhor para o seu site. É importante lembrar que elas devem ser atemporais (assim o conteúdo pode ser atualizado) e nunca deve ser alterada, caso contrário você pode perder toda a autoridade que conquistou com aquela página.
Algumas dicas para fazer URLs amigáveis são:
3- Faça conteúdos de qualidade
Pensar o conteúdo do seu site ou blog também é fundamental para o seu SEO. Após escolher as palavras-chaves, tente criar artigos separados para elas. Durante a escrita do artigo, tente inserir a palavra-chave em seu conteúdo, de maneira natural, sem muita preocupação com a densidade. Evite exageros, o importante é que o artigo tenha qualidade e ajude a solucionar o problema da sua persona.
Alguns dos itens que você pode usar em sua página para impulsionar o seu SEO são:
Finalizado a criação do conteúdo, chegou o momento de se preocupar com a densidade da palavra-chave. O recomendado é entre 3% a 5% no decorrer do artigo, sinalizando aos mecanismos de busca que o seu artigo é relevante para aquela palavra-chave. Uma densidade maior do que 5% pode passar a ideia de que você está empregando técnicas artificiais em sua estratégia e prejudicar o seu SEO.
Outro ponto importante é atualizar o seu conteúdo de tempos em tempos, impedindo que eles se tornem obsoletos e ultrapassados. Os usuários e o próprio Google interpretam a atualização de conteúdo de forma positiva e isso vai impactar diretamente em seu rankeamento.
4- Seja mobile-friendly
Os smartphones estão se tornando cada vez mais utilizados para a realização de buscas na internet e o seu site precisa se preparar para esse público. Desde 2017, o Google tem priorizado a indexação de páginas otimizadas para mobile, incluindo a presença de AMPs, design responsivo e velocidade de carregamento.
5- Adicione um mapa ao seu site
Quando estiver realizando a criação do seu site, pense sempre na criação de um mapa, com links direcionando o seu cliente para as demais páginas. Você pode criar um sitemap em XML ou mesmo em HTML, mas não deixe de ter uma aba apontando para todas as páginas internas do seu site. Isso vai garantir que o seu site seja melhor indexado.
Para manter o leitor circulando em seu site, também coloque hiperlinks internos dentro dos artigos que você escrever para o seu site ou blog. Ao fazer isso, sugira sempre ao leitor assuntos que estão relacionados com o tema que ele está pesquisando.
Curtiu as nossas dicas? Agora é o momento de colocar em prática.
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