Impulsionar x criar anúncio: existe alguma diferença?
Você sabe a diferença entre criar um anúncio no Facebook e Impulsionar uma publicação na rede? Conheça ambas estratégias e descubra qual delas você deve usar para alavancar a sua marca e aumentar o seu faturamento.
Uma coisa é fato, o Facebook é uma das principais ferramentas de marketing para aplicar as estratégias que a sua marca precisa. O grande problema é que muitas pessoas acabam ficando confusas na hora de anunciar. Impulsionar ou anunciar, eis a questão.
Primeiramente é preciso entender que as duas opções têm como objetivo potencializar a sua campanha. Porém, elas são bem diferentes e você deve analisar com cuidado qual delas se encaixa melhor na sua estratégia.
O impulsionamento foi criado para garantir um alcance melhor das suas postagens. Ele é simples, intuitivo e qualquer pessoa consegue usá-lo. Mas, o grande problema está nas poucas opções de segmentação, essa limitação te impede de atingir públicos maiores e mais assertivos. No caso dos anúncios criados no Gerenciador de Anúncios do Facebook, a segmentação permite alcançar um público muito mais específico e qualificado para a sua marca, aumentando em muito a sua taxa de conversão.
Seja qual for o formato que você escolher, ambos depende de investimento financeiro para ser colocado em prática. Essa é a forma que o Facebook consegue monetizar a sua plataforma. Confira um pouco mais sobre essas duas formas.
Entendendo os posts impulsionados
Não sei se você sabe, mas o algoritmo do Facebook permite que apenas 5% da sua base – em média – visualize o seu post. Usando o impulsionamento, você aumenta o alcance das suas postagens, levando o seu conteúdo para mais seguidores e para os amigos deles. Se você ainda tinha dúvidas sobre o porquê você deve utilizar a mídia paga, esse com certeza é um bom motivo.
Então, resumidamente, podemos dizer que impulsionar um post é a forma mais simples e prática de criar um anúncio. Porém, com poucas configurações.
Veja as opções de direcionamento permitido pelo Facebook para quem impulsiona uma publicação:
- Pessoas que curtiram sua página;
- Local, idade, gênero e interesse;
- Pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
- Públicos personalizados em uma campanha anterior.
A sua utilização, portanto, precisa estar bem alinhada à sua estratégia, já que os resultados gerados são mais limitados.
As vantagens do Facebook Ads
Sendo mais completo do que o post impulsionado, os anúncios do Facebook tem um alto poder de engajamento e é indicado para quem deseja fazer um impulsionamento mais personalizado.
Ao criar anúncios no Facebook você trabalhará com objetivos de campanha, o que aumentará as possibilidades de segmentação e, assim, escolher com precisão as pessoas que você quer atingir para otimizar seus resultados.
Diferentemente do impulsionamento, o anúncio pode aparecer em vários formatos para o público desejado, como por exemplo: feed, stories e barra lateral etc. Eles também podem aparecer em outros espaços do Facebook, como na barra lateral.
Veja agora as principais diferenças entre impulsionar post e criar anúncio no Facebook.
Agora vamos entender melhor as diferenças entre esses dois formatos de anúncios para que você possa planejar melhor a sua estratégia de marketing.
Usar objetivos de anúncio específicos
Quando usado o impulsionar post, você tem como opção obter mais cliques no site, mais envolvimento com a página ou promover um negócio local.
Ao utilizar o gerenciador de anúncio você pode escolher, além desses, outros objetivos mais específicos como: conversão e geração de cadastro, gerar visitas ao estabelecimento, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, dentre outros.
Escolher posicionamentos diferentes
Sobre o impulsionamento de um post você pode escolher apenas se ele vai aparecer no Instagram, no Feed de notícias do Facebook em dispositivos móveis e no desktop.
No caso do gerenciador de anúncios do Facebook, você possui mais opções de posicionamento, como ao lado do feed de Notícias do Facebook, nos anúncios do Messenger, no Instagram Stories, no Instant Articles e no Audience Network.
Possibilidade de realizar testes
Para entender quais tipos de anúncios funcionam melhor, a grande vantagem de criar anúncio no Facebook é a possibilidade de realizar teste A/B.
Até que você entenda o que dá certo e o que não traz tanto resultado e como as pessoas respondem a sua campanha é possível realizar testes de imagens, textos e segmentação. Assim você consegue analisar as métricas e ser mais assertivo na escolha dessas segmentações. Isso te ajuda a otimizar a sua campanha.
Mas, então, quando usar anúncios do Facebook e publicações impulsionadas?
Tudo depende do seu objetivo, do contexto de trabalho e o que você pretende conseguir ao realizar a campanha do Facebook. Os dois formatos podem gerar resultados bem interessantes para a sua estratégia de marketing.
Se a sua intenção é aumentar o alcance de uma publicação específica de forma rápida e prática, o impulsionamento pode ser uma boa opção para começar, por ser um formato fácil de ser utilizado.
É importante também buscar um profissional especializado para fazer o impulsionamento de uma publicação através do gerenciador de anúncios do Facebook. Isso vai otimizar os resultados do seu anúncio, garantindo que ele chegue ao público ideal para o seu negócio.