O algoritmo do Instagram é algo muito temido por empresas e influenciadores que trabalham com redes sociais. Ele começou a ganhar mais importância em 2016, quando a rede social fez uma mudança drástica e definiu que as atualizações mais recentes não seriam mostradas no topo do feed. Desse modo, muitas pessoas passaram a não receber mais as atualizações no Instagram em ordem cronológica.
Sendo a segunda maior rede social do Brasil, entender o algoritmo do Instagram e aprender a usá-lo a seu favor nas ações de marketing é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia que você traçar.
No artigo de hoje, a RM6 vai te ajudar a entender melhor o algoritmo do Instagram e o que você precisa fazer para que o seu perfil seja um sucesso e tenha resultados reais.
De maneira bastante simples, o algoritmo do Instagram são os critérios e cálculos que a rede social utiliza automaticamente, determinando os conteúdos que cada usuário vai receber e a sua ordem. Antigamente essa entrega era feita de forma cronológica, mas isso mudou desde a atualização de 2016.
De acordo com o Instagram, a mudança buscava tornar a experiência mais relevante para os usuários. Com isso, a rede social busca fazer com que os usuários passem o maior tempo possível aproveitando a plataforma. Isso impacta comercialmente também, pois se os usuários passarem mais tempo na rede social, eles vão consumir mais anúncios.
Esses algoritmos usam informações para definir o que é relevante para cada usuário seguindo três princípios: temporalidade, engajamento e relacionamento. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.
Apesar de não ser mais o principal fator que define a entrega das postagens, a ordem cronológica ainda é importante. O Instagram entende que os usuários querem ver conteúdos novos e recentes sempre que usam o app.
Então, apesar de não aparecem em ordem cronológica, os posts são entregues seguindo uma lógica temporal.
O engajamento é outro fator que contribui para o algoritmo do Instagram. Quando mais engajamento uma publicação recebe, mais a rede social interpreta de que ela pode engajar mais pessoas.
Por isso, posts que recebem curtidas e, principalmente, comentários possuem mais chances de serem entregues para uma quantidade maior de usuários. As chances aumentam ainda mais se esse engajamento bom acontecer nos primeiros instantes de sua postagem.
Você já reparou em quais são os posts que aparecem primeiro quando você abre o Instagram? Se você tentar lembrar vai ver que eram publicações de amigos próximos e de suas marcas ou artistas favoritos.
Isso não é ao acaso. O Instagram faz uma análise do seu relacionamento com outros perfis, com o objetivo de entender quais postagens possuem mais relevância para a sua experiência. Para isso, a plataforma analisa os seus comentários e curtidas, as buscas que você realiza e até mesmo stories que você compartilha com outros usuários.
Curtiu nossas dicas? Agora é hora de colocar em prática e criar a sua estratégia para usar o algoritmo do Instagram ao seu favor. Quer saber mais? Siga as nossas redes sociais ou acesse outros conteúdos aqui no blog.
Se precisar de ajuda com as suas redes sociais, entre em contato com a RM6.
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