Fale a verdade. Quantas vezes você entrou no Google em busca de informações para alguma demanda? Provavelmente você vai responder que muitas. Todos os dias as pessoas acessam a internet para pesquisar soluções para os seus problemas pessoais ou profissionais. É a partir das informações encontradas que elas vão formar a opinião sobre um produto ou serviço e, finalmente, definir a sua compra.
Um dos mais importantes propósitos do Marketing de Conteúdo é justamente educar o público. A partir de informações claras e bem estruturadas é possível mostrar de que forma uma determinada empresa ou profissional poderá ajudar aquele internauta a solucionar os seus problemas. Os conteúdos de cunho educativo têm a função de atrair a atenção dos possíveis usuários daquela marca e, a partir daí, conduzi-los por todas as etapas do funil de vendas.
Mas por que não produzir um material voltado diretamente para o produto ou serviço que se quer vender? A resposta é bastante simples: as pessoas buscam na internet por soluções para os seus problemas. Elas não estão atrás de produtos ou serviços, mas de uma fonte confiável que lhe diga como elas podem resolver uma demanda com o melhor custo-benefício.
As empresas precisam entender que, antes de entrar em contato com um vendedor, o cliente já pesquisou e estudou a melhor solução para a sua necessidade. E, provavelmente, ele encontrou essa solução através de alguma empresa que já investiu em estratégias de conteúdo.
Essa é uma das razões pela qual é importante se fazer presente no ambiente digital e produzir conteúdos que eduquem o seu público.
O marketing de conteúdo tem como objetivo chamar a atenção do usuário que ainda está pesquisando sobre como resolver o seu problema. Um conteúdo bem produzido pode chamar a atenção do possível cliente, esclarecendo sobre a necessidade de buscar a solução que você oferece. E só conseguimos fazer isso quando deixamos os interesses pontuais de venda da empresa de lado e colocamos em foco a necessidade de orientar o público.
Aliás, essa é uma das estratégias que ajudam a fortalecer o relacionamento que aquela pessoa vai estabelecer com a sua marca. Esse tipo de relação confiável é fundamental para que o sucesso de sua empresa seja duradouro. Por isso mesmo, é importante não produzir conteúdos com ofertas mais “agressivas”, para não decepcionar o usuário e afastá-lo dos seus canais digitais.
– INVESTIMENTO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES: Planejar a estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para garantir o seu sucesso. É necessário pensar nos temas com antecedência e as palavras-chaves também devem ser escolhidas após um estudo. Outro ponto importante é fazer um estudo sobre o seu público para saber qual a melhor plataforma para fazer o investimento de suas ações.
– CRIAÇÃO DE UMA PERSONA PARA ORIENTAR ESTRATÉGIAS: A persona é um perfil semi-ficcional, com o objetivo de representar o cliente ideal da empresa. Ela ajuda na compreensão de quem é o seu cliente e do que ele precisa, facilitando a criação de estratégias de marketing mais acuradas. Para criar essa persona, é preciso antes conhecer bem o seu público-alvo.
– CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE REDES SOCIAIS EFETIVAS: Para a criação dessas estratégias, é preciso antes entender em quais redes sociais o seu cliente está imerso. Você deve também considerar o orçamento disponível, para saber se você pode ou não criar um material mais elaborado. Porém, conhecer onde seu público ainda é a melhor solução para saber em qual rede social investir. A decisão de onde investir o seu orçamento deve ser feita baseada em dados e estudos e não em achismos.
– MENSURAR TUDO PARA MELHORAR OS RESULTADOS: No marketing de conteúdo, é muito importante acompanhar os dados sobre alcance, engajamento, lead e clientes. Isso porque essas informações vão ajudar a avaliar o resultado do seu trabalho e compreender quais as estratégias que deram certo e quais devem ser abandonadas.
– APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO CLIENTE: O objetivo do seu conteúdo deve ser ensinar algo ao seu consumidor, ajudando-o a solucionar problemas pessoais ou profissionais. Para o seu negócio, em contrapartida, é importante que você aborde assuntos que estejam relacionados com os seus produtos e serviços, sem que seja feita uma referência direta a eles. Porém, é necessário entender as dores e anseios de seus clientes para oferecer soluções adequadas. É preciso que você se aproxime ao máximo de seus clientes, criando canais de comunicação que sejam efetivos para entender suas opiniões e necessidades.
– COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS: Hoje em dia, a transparência é um dos atributos mais valorizados e funciona bastante no momento de educar o seu cliente. Compartilhar determinados problemas pode ajudar a sua audiência a identificar-se com aquela situação, levando-o a buscar em sua empresa a saída para aquelas dificuldades. Compartilhar experiências pode levar também o seu público a entender melhor o posicionamento e os valores de sua marca.
– VALORIZAÇÃO DAS DICAS PRÁTICAS: É necessário pensar na aplicação prática do seu conteúdo para produzir materiais de caráter educativo. Isso porque o seu público vai querer saber de que forma suas dicas vão ajudá-los a resolver os problemas de seus negócios. Sempre que puder, também complemente o seu conteúdo teórico com infográficos ou um guia passo a passo sobre o tema.
– DIVERSIFICAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES: Você pode produzir conteúdos educativos de uma maneira mais informal e criativa. Uma dica é adotar postagens mais bem-humoradas ou coletar depoimentos de especialistas sobre o tema e publicá-las em forma de entrevista. Cada empresa vai escolher suas ações e abordagem de acordo com o seu público, porém é importante escapar da previsibilidade, para que suas publicações não caiam na monotonia.
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