As empresas brasileiras estão cada vez mais antenadas sobre a importância da internet para os seus negócios. Diante da popularização do acesso à rede de computadores, tornou-se impossível ignorar o digital na hora de pensar nas ações de comunicação e marketing.
Apesar deste entendimento estar presente de forma mais consolidada nas grandes corporações – que cada vez mais direcionam suas verbas de comunicação de marketing para o online – as empresas de médio e pequeno porte tem ampliado de forma significativa o interesse pelo Marketing Digital.
O grande “X” da questão é: de que forma uma empresa que deseja implantar ou aprimorar a sua presença online deve conduzir os seus esforços e investimentos?
O que hoje chamamos de Marketing Digital envolve uma porção de conhecimentos e competências que vão desde a otimização de sites para o Google (SEO), criação de conteúdo, entendimento sobre métricas, gestão de mídias sociais, geração de leads, e-commerce e por ai vai.
Agora imagine um empresário que não entende de nada disso tendo que optar pela ferramenta A ou B para o seu negócio. O mercado de Marketing Digital oferece muitas especializações e definir as prioridades de serviços web para uma empresa é um desafio. Você vai primeiro dar atenção às mídias sociais, implantar práticas de SEO, produzir conteúdo ou mudar o seu site?
É claro que conversando com os fornecedores especialistas nessas áreas cada um vai tentar convencer o cliente de que o seu trabalho é a melhor opção naquele momento.
O papel do consultor de Marketing Digital torna-se importante justamente para ajudar o empresário a tomar uma decisão a partir de uma opinião neutra. É ele quem vai ter a visão geral sobre as necessidades do seu negócio e de como integrar todas as competências do Marketing Digital para gerar os melhores resultados para a sua empresa.
Nos Estados Unidos, o trabalho do consultor de Marketing Digital já é bem difundido e representa um mercado amplo. No Brasil, a presença desse profissional tem crescido bastante, sobretudo nesse momento de crise, onde as empresas precisam se destacar em seus mercados, sem recorrer aos grandes investimentos das mídias tradicionais.
Mas, infelizmente, em algumas empresas com pouca visão do digital, esse tipo de consultor ainda concorre com aquele sobrinho que gosta de internet ou com o estagiário de comunicação/ marketing que tem que dar conta de milhares de tarefas, sem ter conhecimento suficiente. Uma economia que pode sair caro.
Para que haja uma maior compreensão do trabalho do consultor de Marketing Digital, eu gosto de fazer analogia com o trabalho do arquiteto. Além de desenvolver todo o plano do que será feito no projeto, o arquiteto também aponta as melhores soluções para cada caso e disponibiliza toda a sua rede de fornecedores para que o cliente tenha a garantia de contratar bons especialistas para a execução do trabalho.
Assim acontece com o consultor digital. Ele vai pensar nas melhores estratégias online para sua a empresa e colocará a sua disposição uma rede qualificada de parceiros para realização das ações necessárias, proporcionando bons resultados a um ótimo custo-benefício.
Trabalhar com internet de forma profissional exige planejamento e estratégia. Estar presente sem um escopo bem definido não irá trazer resultados satisfatórios, sendo desperdício de tempo e dinheiro. Mas, uma vez bem executada, uma estratégia de Marketing Digital pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. E o consultor de marketing digital será o maestro desse processo.
Através das mídias sociais, você pode criar um canal de comunicação com os seus consumidores, promover o nome da sua empresa. Já as ações de otimização de sites (SEO) e os links patrocinados vão permitir que a sua empresa seja encontrada com uma maior facilidade na internet, aumentando o número de negociações. Um bom plano de Marketing de Conteúdo vai atrair mais visitantes para o seu site de forma orgânica e proporcionar uma maior autoridade para a sua marca e maior relacionamento com seus prospects.
É preciso ter a consciência também que a contratação de um bom profissional em Marketing Digital representará um investimento para a empresa. Para se ter uma ideia de valores, a hora de consultoria pode variar de R$100 a R$400 para um consultor em início de carreira. Já consultores mais experientes podem cobrar até R$2.000 por hora (espero chegar lá).
Muitos consultores acabam sendo contratados por empresas que preferem ter um gestor digital trabalhando dentro do seu próprio time.
Seja terceirizado ou contratado, o fato é que a presença do consultor de Marketing Digital tem se tornado essencial para todas as empresas que desejam entrar na internet de maneira séria.
Compartilhe: