Compartilhar conhecimento é uma habilidade de grandes líderes. Nomes como Dalai Lama, Bill Gates e Walt Disney espalharam a sua mensagem pelo mundo e tornaram-se referência em suas atividades.
O que compartilhar conteúdo tem a ver com o sucesso profissional? Pode ser o caminho para potencializar os resultados do seu negócio e aumentar o seu nível de realização com o trabalho por estar ajudando e influenciando outras pessoas.
Festejado pelos resultados que pode oferecer aos negócios, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta essencial para quem deseja compartilhar informações de forma estratégica. Através da criação de conteúdo relevante e valioso na internet, profissionais e empresas podem gerar valor para as pessoas, criar uma percepção positiva e assim gerar mais oportunidades.
Muitos profissionais e empresários ainda são céticos em apostar tempo e dinheiro na produção de conteúdos que não representam um retorno financeiro imediato. Mas escrever textos, gravar vídeos e falar sobre o que sabe é uma das formas mais eficientes de educar o mercado e de se mostrar profissionalmente.
Através de uma boa estratégia de produção de conteúdo, as pessoas interessadas no que você faz vão te encontrar facilmente na internet, passarão a te conhecer e confiar no seu trabalho. O resultado virá em forma de mais solicitações de orçamentos, convites para projetos, palestras e mais vendas. Para você que está empregado, esta visibilidade pode valer o primeiro lugar na fila para uma promoção. Já pensou?
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1 – Vai te obrigar a estudar mais e sempre: Não adianta você apenas compartilhar conteúdo. Seu conhecimento precisa ser consistente. Então estudar sempre é um requisito essencial. Conheça a fundo a sua área de atuação. Veja o que os profissionais e empresas de destaque nesse segmento estão fazendo, assine seus blogs e listas de e-mails. Busque livros sobre a atividade e esteja atento a cases de sucesso.
A partir desse conteúdo, tente fazer suas conexões, aprimorar ideias existentes e enxergar oportunidades para inovação. Ai, sim, compartilhe seu próprio conteúdo e mostre ao seu público o quanto você domina o que faz e está atento aos movimentos do mercado.
2 – Poder ajudar e inspirar pessoas: Você já pensou que a sua história de vida, a sua superação, o seu conhecimento e a sua experiência poderia ser útil para solucionar problemas vividos por outras pessoas? Você só vai saber quanta gente está interessada no seu conteúdo, se passar a compartilhá-lo. Seja em um blog ou nas mídias sociais, mostre o que você tem de melhor.
3 – Vai aumentar a sua autoridade profissional: De nada adianta ser um grande especialista sobre determinado assunto, acumular algumas pós-graduações, certificados e guardar todo esse conhecimento a sete chaves. Profissionais que conseguem transformar esse conhecimento em um conteúdo valioso para outras pessoas, destacam-se em suas atividades, constroem autoridades e conquistam a confiança das pessoas.
4 – Vai melhorar o seu relacionamento com o seu público: As pessoas vão ficar agradecidas por você compartilhar um conhecimento útil para a vida delas. Isso vai criar uma conexão positiva e um ambiente favorável para uma aproximação maior.
5 – Vai te ajudar a criar novas conexões com o mercado: O seu conhecimento pode ser complementar ou de interesse de outros profissionais ou empresas, que vão passar a confiar mais em você e possibilitará futuras parcerias.
6 – Vai gerar vantagem competitiva: Todos os dias os seus potenciais clientes estão pesquisando pelos seus serviços na internet e estão encontrando os sites concorrentes. A oferta de um conteúdo de qualidade, focado nas dores de seus potenciais clientes, é a melhor maneira de ganhar a confiança de sua audiência, criando um diferencial significativo em relação ao seu mercado.
7 – Por fim, vai te ajudar a vender mais o seu produto ou serviço: Confiança e bom relacionamento são o que as pessoas precisam para fechar bons negócios.
Blogs – É no blog que as empresas e profissionais podem falar para as suas audiências, dando dicas e soluções para os problemas enfrentados por elas. Nesse espaço, também podem divulgar informações relevantes sobre o mercado em que atuam. O conteúdo poderá vir em formato de textos, vídeos e áudios.
Mídias Sociais – Podem distribuir o conteúdo produzido no blog e também contar com um conteúdo próprio. São muitas as mídias sociais presentes na internet. É necessário entender o perfil do público que você gostaria de atingir para definir quais são as mais adequadas para seus objetivos. Entre as mais populares estão o Facebook, You Tube, Twitter e Instagram.
Aplicativos de vídeos instantâneos: São também classificadas como redes sociais. Nesse segmento estão em destaque atualmente o Snapchat e o Periscope. Através deles, é possível fazer uma transmissão ao vivo pelo celular. Você pode tratar de um assunto específico ou mostrar o andamento de um evento, por exemplo.
Tenho gostado muito do Periscope, que é uma alternativa muito boa para se aproximar de seu público. A rede criada pelo Twitter tem sido bastante usada por profissionais como coaches, professores de concursos, profissionais liberais e consultores em geral para tratar de temas diversos. Um exemplo é o Relexcope com a coach de estilo de vida, Malu Fuchshuber, que faz um pate-papo seguido de meditações guiadas todos os dias em seu perfil no Periscope @MaluFuchshuber. Uma delícia.
Aplicativos de áudios: Os podcasts (arquivos em áudio) já foram muito populares, deixaram de ser e recentemente voltaram com força total. Destaque para os aplicativos Podcast Addict e SoundCloud. Eu, particularmente, gosto de acompanhar as novidades do Marketing Digital, que é a minha área de interesse, por isto acompanho o canal do Conrado Adolpho, escritor e especialista na área, e o “De Cabeça”, fundamental para os iniciantes e para os profissionais de pequenas e médias empresas que querem saber dicas e orientações sobre negócios on-line.
Existem muitos rankings na web apontando bons podcasts, portanto, pesquise e selecione o que tem mais a ver com você. Tem canais para tudo: vinhos, cerveja, alimentação saudável. Para quem não tem muitas referências, um bom início é conferir a lista publicada no site Meio & Mensagem com 10 melhores podcasts do Brasil.
Materiais ricos: Outra opção é empacotar seu conhecimento em formato de e-books, infográficos e webinars (aulas on-line) para mostrar sua autoridade no assunto.
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