Estamos em 2019 e em meio ao crescimento das Lives no Facebook, Instagram e Youtube, muitas pessoas têm se perguntado se os blogs morreram definitivamente. Será que ainda vale a pena manter um blog ou devemos concentrar a divulgação de nosso conteúdo apenas nas redes sociais?
Não resta dúvida que para manter um blog é necessário gastar bastante energia, compartilhando um conteúdo relevante, de qualidade e com uma frequência. Mas será que toda essa energia não seria melhor utilizada com outras atividades?
A verdade é que ainda vale muito a pena manter um blog para o seu negócio. Existem determinadas vantagens que apenas um blog pode dar a sua marca (vamos falar sobre elas mais a frente). O site Viver de Blog é um case de sucesso quando falamos no assunto. O seu blog possui mais de 15 milhões de acessos, com certa de 250 mil visitas orgânicas mensais, sem qualquer investimento em anúncios.
Segundo o próprio site, são mais de mil leads por dia conquistados com o seu conteúdo, além de 21 mil alunos que se matriculam em seus cursos, até mesmo nos programas mais caros. Ou seja, os blogs ainda são rentáveis se você souber trabalhar com eles de maneira assertiva.
E quais as vantagens que manter um blog vai garantir ao seu negócio? São muitas. Podemos encabeçar a lista com a segurança que ele lhe dá para compartilhar conteúdo na internet em um espaço que é apenas seu. Você é o dono desse terreno.
A audiência que as redes sociais lhe dá não é sua. É como se você estivesse alugando um terreno, que pode desaparecer a qualquer momento. Isso pode acontecer por motivos de mudanças nas regras ou métricas dessas redes sociais ou porque essas redes ficaram obsoletas – como já aconteceu com plataformas como Orkut e MySpace.
Com um blog, você compartilha o seu conteúdo, gera discussões e fideliza a sua audiência. Com o tempo, essa audiência fidelizada volta para consumir mais conteúdo e cada nova publicação vai alimentar esse interesse por quem já passou pelo seu blog e dos novos usuários que chegaram a ele.
Aliás, é você quem controla o que pode ou não publicar em seu blog. Ou seja, esse é um ambiente seu, controlado por suas regras e onde se forma a sua audiência. Por isso, ele é uma estratégia sólida de negócio.
É preciso deixar claro que o blog não morreu. Porém, a infinidade de conteúdos em outras plataformas mudou a forma amadora como ele era antes trabalhado.
Usar o blog dentro de sua estratégia de marketing é algo ainda muito relevante – ainda mais do que antes. Isso porque houve uma mudança no comportamento do consumidor online e dos algoritmos de ranqueamento dos buscadores. Como assim? Calma, que vamos explicar.
Ao apostar em um blog para a sua marca, você passa a publicar frequentemente informações sobre produtos, serviços, seus usos e assuntos relacionados e que tenham interesse para sua audiência. Quando isso acontece com qualidade, relevância e frequência, o seu site ganha um melhor posicionamento no Google, sendo encontrado mais facilmente.
Com o crescimento da audiência, há também um aumento de outras métricas, como engajamento, prospectos e vendas.
Viu quantos benefícios? Resolveu criar um blog para a sua empresa? Nós temos um artigo com dicas importantes.
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