Apesar de não ser mais considerada uma rede social nova, o Instagram segue sendo a plataforma com maior crescimento. E muitos especialistas apostam nela como mídia ideal para se ter uma vida longa no mundo digital.
São cerca de 800 milhões de usuários, em que pelo menos 80% seguem ativamente empresas que possuem presença nessa rede social.
Para manter o interesse na rede social, o Instagram tem constantemente atualizado sua plataforma com novidades, como o Instagram Stories e o Reels.
Aqui vamos focar no Instagram Stories e como usá-lo de maneira certa para atrair mais leads. Essa é uma ferramenta que fornece uma nova oportunidade de se conectar com seus seguidores, de maneira dinâmica. Aliás, através dela, você pode desenvolver uma comunicação que gere mais engajamento dos seus seguidores com a sua marca.
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Abrindo o seu Stories você vai encontrar opções de gravação de vídeo ou para tirar fotos. Cada uma delas possui suas próprias funcionalidades e devem ser exploradas para engajar a sua audiência e compartilhar o seu conteúdo.
Você pode criar um vídeo ou uma imagem e compartilhá-la diretamente em seus stories. Contudo, uma dica é fazer algumas edições nesse conteúdo, como escrever alguma coisa à mão, por exemplo. Enquetes e perguntas também ajudam a criar um call-to-action com os seus seguidores.
Adições como a inclusão da tag de localização ou de uma hashtag podem ser fundamentais, pois amplia a sua visibilidade, aproveitando de quem pesquisa por conteúdo dessa área. As menções também ajudam a associar o seu conteúdo com outros usuários.
ATENÇÃO:
- O formato ideal para postagens no Instagram Stories é: 1080 x 1920 pixels em png;
- Concentre as principais informações no centro dos stories, fugindo das bordas da imagem;
- O tamanho máximo dos vídeos permitido pelos Stories é de 15 segundos.
Sempre que for usar os seus Stories, lembre-se de adicionar call to actions. Mesmo que a sua conta já seja apta a colocar links nos stories, guie os seus seguidores para o melhor caminho. Caso você esteja divulgando uma postagem do seu blog, por exemplo, você pode escrever na borda final do post algo como, por exemplo, “Arraste para cima e acesse o post completo”.
Você deve usar o seus Stories também para gerar uma maior empatia com os seus seguidores. E mostrar o que acontece nos bastidores do seu negócio é uma excelente maneira de fazer isso. Com essa ferramenta, você pode mostrar no Instagram pequenos indícios do que pode estar por vir ou mostrar como determinado produto é feito.
Através dos Stories, você pode levar seus seguidores para conteúdos mais ricos que você produz na internet, como blogs, Landing Pages ou outras páginas de conversão. Lembre-se de trabalhar e planejar ofertas que façam sentidos para o seu público no Instagram.
Hoje em dia, é muito importante ficar de olho nos influenciadores e micro influenciadores de sua região. Investir em parcerias com profissionais que podem agregar à sua marca e que dialogam com o seu público pode ser a estratégia que faltava para melhorar as suas vendas. Assim, o seu produto pode ser mostrado casualmente nos vídeos ou imagens de outros perfis e que podem gerar maior visibilidade para a sua marca.
O trabalho orgânico no Instagram Stories pode te levar a muitos lugares, mas os posts patrocinados também são aliados em sua estratégia. Eles aumentam a visibilidade da sua marca, além de otimizar suas chances de conversão. Porém, o investimento deve ser feito com planejamento e um objetivo claro.
Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que todo conteúdo nos seus Stories deve possuir um objetivo. Ele serve também como uma máquina de oportunidades para a sua empresa e você deve aproveitar isso. Fique atento às dicas abaixo:
Use os Stories para criar um engajamento com seus seguidores. Por isso, não deixe de responder as marcações e mensagens privadas – isso ajuda na consolidação da sua marca e possibilita driblar o algoritmo do Instagram, que é baseado em temporalidade e relacionamentos. Ou seja, postagens recentes e contas com maior engajamento serão prioridades no Instagram dos seus usuários.
Só uma maneira para você saber se as estratégias que você está adotando para suas ações está dando resultado ou não: observar as métricas e entender como o seu público está lidando com o seu conteúdo. Vamos falar rapidamente sobre as principais métricas do Instagram Stories, se liga:
1. Impressões: é a quantidade de vezes que uma publicação sua foi visualizada na história do Instagram. A partir dela, você pode entender se os seus seguidores estão abrindo ou não o seu conteúdo e, também, quantas pessoas estão visualizando os seus stories.
2. Alcance: é a quantidade de contas que visualizaram o seu stories. Lembrando que uma conta pode visualizar o seu conteúdo mais de uma vez.
3. Cliques no link: caso você tenha colocado um link nos seus stories, essa é a métrica que vai dizer quantas pessoas acessaram aquele link. É um passo importante para a sua conversão, então fique muito atento a essa métrica.
4. Próxima história: é o número de toques para a história da próxima conta. Isso mostra se os seus seguidores estão passando para os próximos stories sem esperar o seu conteúdo terminar de veicular. A partir dessa informação, você pode saber se o seu conteúdo está atrativo o suficiente para quem lhe segue.
5. Toques para avançar: é uma métrica que aponta a quantidade de toques para a próxima foto ou vídeo da sua própria história. Ela pode ajudar a entender como está a relação dos seus seguidores com o conteúdo que você publica.
6. Voltar: o número de toques para ver a foto anterior da sua história. Aqui, nós temos duas possíveis interpretações: ou o seu conteúdo é muito relevante e tem feito o seu público voltar a ele ou há muito conteúdo em um único storie e o seu seguidor não consegue acessar todas as informações antes dos 15 segundo de duração de cada storie.
Agora que você já aprendeu algumas estratégias e como medir o sucesso de suas ações, eu convido você a trabalhar em seus stories e começar a ganhar dinheiro com eles. Não perca essa oportunidade de vendas.
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