O que antes era apenas uma possibilidade, começa a se tornar realidade. Na última semana, o Instagram iniciou a ocultação dos likes das publicações para os usuários. Ou seja, ainda será possível curtir um vídeo ou foto, mas apenas administrador do perfil terá acesso a essa métrica.
As mudanças começaram no mês de maio no Canadá – onde foram um sucesso – e chegaram agora ao Brasil, em fase de testes. A importância disso é que o país é um dos principais mercados da rede social, revezando a segunda colocação com a Índia. De acordo com a empresa, a mudança teve como objetivo tornar o ambiente virtual mais saudável e menos viciante. Sem a competição por likes, o intuito agora é focar mais na qualidade do conteúdo.
Porém, essas mudanças não chegaram apenas aos usuários comuns. Qual o impacto dessa nova postura da rede social para os influenciadores e para as empresas?
Quantidade de curtidas em uma foto não pagam as contas e nem geram novos clientes. Complicado de entender? Pelo contrário. A quantidade de curtidas que uma publicação recebe não necessariamente tem relação com o número de vendas que a sua empresa faz.
Com o fim da visibilidade da quantidade de curtidas em uma foto, saímos de uma cultura de volumetria e números de seguidores para algo muito mais importante: a qualidade do conteúdo. A mudança adotada pelo Instagram vai atuar na inibição de bots (robôs) de interação e diminuir a compra de seguidores, valorizando principalmente quem investe na produção de um bom conteúdo.
“A novidade faz bastante sentido se pensarmos que um conteúdo produzido na internet não deve ser medido pelo usuário a partir, apenas, do número de curtidas. Ou seja, o seguidor deve se concentrar ao conteúdo que ele de fato acredita ser relevante ou, ainda, compatível com seu estilo de vida”, analisa Fernando Souza, professor, consultor e especialista em mídias sociais, em uma entrevista para a Infomoney.
Em relação aos posts patrocinados, eles também vão precisar estar focados na qualidade que oferecem. Será preciso então criar um conteúdo que chame a atenção e gere engajamento. O sucesso da campanha continuará podendo ser provada a partir de métricas – que ainda podem ser acessadas pelo administrador de cada perfil. O que muda é como chamar a atenção dos usuários para o conteúdo que você está criando.
Mas engana-se quem pensa que isso significa o fim da importância do engajamento. Para a especialista em redes sociais, Camila Porto, ele continua sendo muito importante para o seu negócio.
“O fato do Instagram não mostrar mais o número de likes não quer dizer que gerar engajamento não é importante. Afinal, quanto mais engajamento você gera, maior é a conexão dessas pessoas com você”, posiciona-se a especialista.
Para ela, o fim das curtidas vai possibilitar que as empresas e influencers testem novas coisas e novos formatos sem se preocupar com a quantidade de curtidas que esse conteúdo vai receber.
Além disso, o foco agora é medir os gráficos com mais qualidade. Analisar se os comentários estão contextualizados, entender a taxa de conversão dos conteúdos e estudar a geração de tráfego. Ou seja, haverá agora um comprometimento maior com os resultados reais e efetivos.
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