O acesso a Internet tem aumentado bastante no Brasil nos últimos anos. De acordo com o IBOPE Media, os brasileiros são a 5ª população mais conectada do mundo, com mais de 105 milhões de usuários na internet. Como se esses números já não falassem por si só, 95% dos usuários pesquisam sobre empresas, produtos e serviços na internet antes de efetuar uma compra. Os dados acima mostram a importância para uma empresa investir em uma presença on-line estratégica.
Ao ter seus canais digitais atualizados com conteúdos originais e diferenciados, a marca consegue construir a sua autoridade e credibilidade na internet. Isso permite que ela seja considerada uma referência sobre um determinado nicho. Se a sua marca escreve sobre determinados temas relacionados aos produtos e serviços que oferece, ela se fará visível para qualquer usuário que esteja buscando sobre aquele assunto na web.
Uma empresa que investe em sua presença on-line eficiente acaba se tornando uma referência em um determinado assunto. Através do marketing de conteúdo, é possível engajar o público-alvo e se tornar uma autoridade para o segmento de sua marca, resultando em um crescimento de sua rede de clientes e potenciais clientes.
O marketing de conteúdo, como explicamos em nosso artigo anterior, é uma maneira de produzir conteúdos relevantes ou de impacto positivo na sua audiência. Esses conteúdos são importantes porque atraem, envolvem e geram valor para as pessoas e isso acaba resultando em mais negócios.
Para que o marketing digital tenha sucesso, é preciso antes conhecer a jornada de compra do seu cliente e entender as dúvidas que ele tem até o momento da decisão de compra. O conteúdo deve ajudar esse potencial cliente a ter informações que esclareçam essas dúvidas.
[elementor-template id=”1710″]
É isso mesmo. Com o aumento cada vez maior de brasileiros com acesso a internet, as empresas não podem mais ficar esperando que os clientes venham até sua loja física. É preciso se fazer encontrar também no ambiente digital.
Pesquisas mostram que 95% das pessoas consultam o Google para saber sobre produtos e serviços que pretendem comprar. 83% dos clientes buscam o site da empresa e 63% pesquisam no Facebook.
Ainda é comum ver empresas que eliminaram seus sites redirecionando a URL do site diretamente para a página do Facebook. Os dados mostram que essa decisão é um erro, já que todos os canais são importantes. A presença on-line eficiente se dá justamente com a oferta de conteúdo útil e estratégico em todas elas.
Mas como eu construo uma presença no ambiente digital? Essa resposta vai depender das estratégias de marketing digital que a sua marca vai adotar. Porém, é muito importante que a empresa possa ser encontrada de formas variadas nos diversos meios digitais existentes. Vamos a algumas ficas:
– MÍDIAS SOCIAIS: Com o grande número de usuários nas redes sociais, é importante que uma empresa tenha páginas nas mídias sociais, como o Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo. Mas não basta possuir uma página: é preciso alimentá-la frequentemente com conteúdo, tirar dúvidas de seus seguidores e interagir com eles sempre que possível. Essa estratégia desenvolve uma empatia por parte do usuário, que sabe poder contar com um atendimento online em casos de dúvidas ou alguma necessidade.
– BLOG E CONTEÚDO: Através do blog, sua empresa pode ofertar conteúdo original, atualizado e útil para a sua audiência. O blog é o ambiente para a sua empresa tratar dos problemas enfrentados pelos seus potenciais clientes e sugerir soluções para estes problemas com a oferta de produtos e serviços. Realizado com base em palavras-chave estratégicas para o negócio, o blog vai ampliar o tráfego para o seu site, vai gerar empatia com o público, mais conversões e mais vendas para a empresa.
– E-BOOKs E MATERIAIS RICOS: Muitos futuros clientes também podem chegar até a sua marca através de um e-book criado pela sua empresa. Para fazê-lo, é possível compilar alguns textos do seu blog (desde que feitas edições e adaptações necessárias) ou criar um conteúdo mais exclusivo. O e-book e outros tipos de materiais ricos são uma excelente forma de se gerar leads, marcar sua presença on-line e educar o mercado sobre seus produtos e serviços.
Essa é uma pergunta que você deve se fazer antes de iniciar sua imersão no ambiente digital. Quais são os objetivos de sua empresa ao investir em conteúdo e ações no ambiente digital? Os seus objetivos precisam ser palpáveis e mensuráveis de alguma forma. Alguns exemplos são: aumento nas vendas; melhorar o faturamento; aumentar o número de oportunidades.
Para atingir esses objetivos, é necessário que você defina algumas metas e o que fará para alcançá-las. As metas são importantes, pois avaliam a progressão do trabalho, indicam o quanto o plano evoluiu e apontam para as atividades necessárias para que o objetivo principal seja alcançado.
Que um marketing digital bem executado acarreta em bons resultados para o seu negócio não há dúvidas. Você precisa entender, porém, que os resultados não vão aparecer de maneira instantânea. É necessário um tempo até que os resultados sólidos comecem a aparecer.
Por fim, é preciso entender também que as ações no meio digital precisam estar atreladas com as estratégias off-line. Apesar de algumas vezes os públicos serem diferentes, as ações nas lojas físicas e nas plataformas digitais precisam de um alinhamento, garantindo que as estratégias conversem entre si.
Compartilhe: