Na era comunicação instantânea, a internet, sem dúvidas, é a nossa maior aliada. Atualmente, é impensável uma empresa não possuir o seu próprio site. Mais do que isso. A era digital trouxe consigo a necessidade das empresas se relacionarem com o seu público no meio digital. O blog é uma das ferramentas utilizadas para estreitar esse relacionamento e construir uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.
Compartilhar conhecimento é uma forma de deter poder dentro de uma sociedade. No mundo cibernético existem milhares de plataformas, mas nenhuma delas atende mais a essa demanda do que um blog. Essa ferramenta lhe ajuda a conseguir um espaço de fala só para você dentro do enorme universo que é a internet. Além disso, ela é fundamental na captação de leads e de futuros clientes para a sua marca. Isso tudo graças ao conteúdo produzido.
Utilizar desse mecanismo em sua empresa pode ser bastante desafiador, mas acabará lhe rendendo bons frutos. É uma oportunidade de ser ouvido pelas pessoas e de fazer a sua voz chegar até outros. É uma oportunidade também de educar e ajuda-lo no processo de decisão de compra. Pensando na importância dessa plataforma, a RM6 preparou algumas dicas e informações para você criar um blog para sua empresa hoje mesmo e prosperar em seus resultados. Ainda tem dúvidas quanto a isso? Então confira todos os benefícios que um blog trará pra você:
Tudo começou lá no fim dos anos 90. Nessa época, pouquíssimas pessoas no mundo inteiro tinham blogs, pois além da internet ainda não ser muito boa, eles eram muito trabalhosos de se mexer.
No início dos anos 2000, ter um blog virou moda e as pessoas começaram a usá-los como diários online, contando sobre sua vida. Com o passar dos anos, aconteceu a implementação dos anúncios pagos e os blogs começaram a entrar para o mercado da produção de conteúdo. Assim, cada vez mais pessoas começaram a se arriscar no formato, criando diversos blogs de diferentes nichos e com diferentes objetivos. Hoje existem milhões de blogs espalhados pelo mundo e ser blogueiro já virou até profissão.
Basicamente um blog reúne tudo o que tenha a ver com comunicação: produção de conteúdo (em audiovisual ou escrita), relações públicas e o marketing, que é a principal fonte de renda de um blogueiro.
Mas o objetivo aqui não é te convencer a largar tudo e virar um blogueiro. Criar um blog para sua empresa é uma maneira de compartilhar conteúdo e se aproximar dos seus clientes. Os benefícios dos blogs são inúmeros e eles podem, inclusive, ser revertidos em vendas e leads para a sua marca.
– Autoridade no mercado = Aumento de vendas: A todo tempo as pessoas procuram informação na internet. Se surge qualquer dúvida, o Google está sempre pronto para saná-la. E esse site de busca tão querido no mundo inteiro direciona essas pessoas para o que elas estão procurando. Isso é fundamental para todo o processo de vendas, pois o consumidor busca por uma solução para algo que o incomoda antes mesmo de saber que quer ou precisa de um produto.
Se você tiver um blog com conteúdo publicado sobre o assunto, automaticamente a sua marca se torna a solução para os problemas das pessoas que pesquisaram sobre ele. Ao ajudar essas pessoas, você passa a confiança de que sabe o que está falando, fazendo assim com que aqueles internautas passem a querer comprar de você.
– Contato íntimo com seu público: Quando você é atencioso com seu público-alvo, você recebe também mais atenção dele. É uma troca mútua. Ao mostrar que se preocupa com seus clientes e está à disposição para sanar suas dúvidas e levar praticidade para suas vidas, você estabelece uma relação mais próxima com eles.
– Te ajudar a ser encontrado: Nem sempre as pessoas procurarão diretamente pelo seu produto na internet. Muitas vezes, elas nem o conhecerão. Mas ao ter um blog e publicar textos sobre o assunto que tenha a ver com seu produto, indiretamente você o oferece como solução. Nessas horas, os motores de busca são seus aliados, pois quando as pessoas nem sabiam o que estavam procurando especificamente, elas acham o seu produto e vão querer consumi-lo. Muitas pessoas já sabem o que querem e buscam na internet por algo específico, como “comprar um celular” ou “endereço de farmácias em Salvador”.
Mas ao publicar um conteúdo relevante, a sua marca estará se fazendo visível também para àqueles que ainda não sabem do que precisam. Ou seja, se você tem uma empresa de colchão e sua marca publica no blog um artigo sobre “como dormir melhor”, a sua empresa vai se fazer visível para aqueles que ainda não tomaram uma decisão de comprar um colchão e buscam por solução para melhorar a noite de sono. Isso permite aumentar o número do público que pode encontrar a sua empresa na internet.
– Torna sua marca conhecida: O blog pode ser uma estratégia para superar a concorrência, sobretudo aquela que já estava no mercado antes de sua chegada. Isso pode fazer com que sua marca seja mais conhecida e se insira melhor no mercado.
– Gerar leads qualificados: O blog também é uma maneira de gerar e nutrir leads para fazer contatos mais qualificados, o que resulta em vendas mais numerosas e melhores. Através dessa ferramenta, você consegue gerar os seus próprios leads, sem a necessidade de comprar listas ou contratar serviços especializados nisso.
– Domínio: Em primeiro lugar você precisa comprar um domínio. O domínio é o nome do seu site, que vai ficar registrado na internet para que ninguém tenha um nome igual. Existem vários tipos de pacote de compra de domínio, de vários preços diferentes. É como se fosse o aluguel do seu espaço na internet. O importante aqui é dar uma cara profissional ao seu blog, fazendo com que a URL dele seja .com, .br ou outras variáveis como .net ou .blog. Já o endereço é toda a sequência que vai apontar para um recurso ou página dentro do seu site.
Para escolher o seu domínio você pode seguir algumas dicas, como: a) evitar palavras confusas; b) usar uma combinação de palavras que tenha sentido e seja fácil de lembrar; c) manter o objetivo do blog em vista; d) o domínio do blog e o título não precisam ser iguais, mas devem possuir alguma relação.
– Hospedagem: Após comprar o domínio, chega a hora de escolher a hospedagem, que também é um investimento. A hospedagem é onde todos os arquivos do seu blog ficarão guardados. Assim se um dia você tiver problemas ou quiser mudar de servidor, todos os seus dados estarão salvos, como se fosse uma “nuvem” do blog. O Content Management System (CMS) é o programa que permite que você crie páginas, gere links e torne o seu conteúdo navegável. Alguns dos CMS’ disponíveis são o WordPress (mais usado no mundo), o WIX e o Blogger.
No momento de escolher o seu host, ou seja, o fornecedor do serviço de hospedagem, você precisa considerar alguns detalhes: a) não escolha o host mais barato; b) fique de olho na quantidade de domínios, armazenamento e na banda disponível; c) escolha um host que lhe forneça suporte; d) vá em sites e observe a avaliação dos consumidores; e) tente ver o painel de controle dos sites, para saber se o host utiliza alguma tecnologia obscura ou interfaces que estão fora do seu entendimento.
– Layout: Você pode começar com um design simples e aos poucos investir mais nessa parte. O importante é ter um visual clean, sem informação demais pra não assustar seus leitores e também ser prático e objetivo, facilitando para o seu público explorar o blog. Antes de escolher o tema para o seu blog, certifique-se de que ele atende aos seguintes requisitos: a) adequado ao tema do blog; b) o template é responsivo; c) o template tem avaliações positivas de outros usuários; d) existe suporte à customização.
– Plugins: Adicionar funcionalidades ao seu blog pode lhe ajudar no processo de postagens e na produção do conteúdo. Não há uma lista correta dos melhores ou piores plug-ins, por isso escolha aqueles que serão mais úteis ao seu blog. Lembre-se: quanto mais funções e códigos seu blog tiver, ele demorará mais tempo para carregar. Ou seja, selecione bem os plugins que vai instalar.
– Planejamento: Nada na vida dá muito certo se você não tem um plano primeiro para se organizar. Primeiro você precisa desenvolver um calendário editorial. Pense no que o seu público gostaria de ler, quais são seus interesses, problemas, dúvidas e como você pode ajudar a solucionar e atendar a todas essas demandas. Lembre-se que o tema do blog não pode ser muito amplo, mas o ideal também é não delimitá-lo demais ou você pode acabar ficando sem ideias para postagem. Assim que tiver essas ideias, o próximo passo é definir datas e pautas a fim de se organizar melhor para a produção de conteúdo.
– Produção: Seus textos têm um objetivo e é necessário cumpri-lo. É importante não divagar demais e ir direto ao ponto. Escolha uma fonte agradável no layout e escreva sempre de modo a não entediar o seu público. Seja objetivo e traga a solução sem muita enrolação. As pessoas têm cada vez menos paciência para ler um texto grande. Num texto como esse, por exemplo, é necessário dividi-lo em partes e tornar ele visualmente agradável, para que seu público não canse de ler.
– A importância das imagens: Nunca publique um texto sem ao menos uma imagem para ilustrá-lo. O ser humano é um ser visual e, portanto, para ter um atrativo para o seu texto e ele não parecer tão maçante é importante que ele tenha ao menos uma imagem de abertura ou algumas imagens o intercedendo.
– Periodicidade: Quando estiver planejando, é necessário levar em conta a frequência com que você vai postar. Não adianta criar um blog e postar uma vez a cada dois meses. É necessário movimentar o blog se quiser que ele seja indicado pelo Google nas buscas!
– Linguagem e personalidade: Escolha bem a linguagem que vai usar considerando a impressão que você quer passar da sua marca e também o tipo de cliente que você quer atrair. Preste atenção ao seu público em relação à idade, gênero, preferências e pense em que tipo de imagem sua empresa quer passar. A comunicação tem que estar de acordo com o perfil da sua marca: mais formal, mais informal, dependendo do que você decidir.
– Redes Sociais: são ótimas aliadas para a divulgação do seu conteúdo. Hoje é praticamente pecado não ter redes sociais para divulgar o trabalho da sua empresa. E elas também serão muito úteis para divulgar o conteúdo do seu blog. Afinal, melhor ainda do que ter uma página no Facebook ou no Instagram é direcionar a interação que você tem nessas redes sociais para um conteúdo de qualidade e útil como o do blog.
– Promoção: é bastante útil, principalmente nos primeiros estágios de vida do seu blog. Algumas formas de promover seu blog é ir atrás de parcerias em potencial, anúncios ou mesmo de posts impulsionados. No começo os resultados podem ser menores, mas com o tempo essa tática pode lhe ajudar a construir uma audiência fiel.
– Criação de listas: quando alguém aceita que fornecer o endereço de e-mail, ela está lhe autorizando a entrar em contato diretamente, sem intermediários. Com essa responsabilidade, uma forma de fazer bom uso dela é separar conteúdo interessante e escrever com cuidado os seus e-mails. Isso pode ser uma maneira também de transformar aquele visitante eventual em um frequentador. A newsletter é uma ferramenta importante e que vai lhe ajudar muito a espalhar o seu conteúdo.
Muita gente ouve falar do SEO e na verdade não sabe o que isso significa. O SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites em português.
Esse mecanismo serve para otimizarmos o nosso conteúdo para os buscadores como Google e afins. Nesse caso, você precisa estar atento às palavras-chave que usa nos seus textos, nos títulos de suas postagens, e buscar uma coerência com as palavras-chave que são mais buscadas no Google. Para isso existem ferramentas como o buscador de palavras-chave do Google. Tudo pensado para facilitar sua vida como produtor de conteúdo.
Por fim, chegou a hora de colher os frutos do seu tão suado trabalho: analisar o seu público e os resultados do seu blog. As suas postagens em redes sociais e no blog podem ser analisadas através de ferramentas disponibilizadas pelas próprias plataformas de blogs. O Google Analytics é um ótimo exemplo disso e através dele você pode avaliar se o seu blog realmente está te ajudando a “vender seu peixe”, e em quais aspectos você pode melhorar para obter resultados cada vez melhores. Nunca deixe de analisar seu público!
Agora que você já aprendeu como criar um blog e conferiu todas as dicas mais importantes para tirar ele do papel, o que está esperando para começar? Nós garantimos que com esforço e dedicação, o blog pode fazer milagres pela sua marca!
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