Você sabe o que é e para que serve o SEO? Esse é um ponto muito importante em sua estratégia de marketing digital. SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, traduzida para o português, significa “Otimização para Mecanismos de Buscas”. Ele corresponde a um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar um site ou página entre os melhores resultados nas ferramentas de busca, como Google e Yahoo, por exemplo.
As plataformas de buscas estão cada vez mais aprimorando o seu sistema de pesquisa, para permitir aos usuário uma experiência agradável e inovadora. Para isso, tem investido em tecnologias que detectem e inibem práticas indevidas de otimização de sites. Além de não medir esforços para aumentar a qualidade dos sites de conteúdo.
E como muitas pessoas, hoje em dia buscam por clínicas e laboratórios nas redes sociais e Internet antes de agendar uma consulta, procedimento ou exame, tem se tornado cada vez mais importante esse bom ranqueamento nos buscadores da Internet. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre as técnicas de SEO que são fundamentais para o sucesso do seu site de saúde.
Antes de falarmos sobre estratégias de SEO para sites de saúde, é preciso pôr em pauta o cuidado que devemos ter com esse tema.
O Conselho Federal de Medicina, baseado na resolução CFM nº 1.974/11, disponibiliza um Manual de Publicidade Médica, que estabelece uma série de normas para a criação e a publicação de peças relacionadas à saúde. Além disso, a resolução trata também da conduta de médicos ao prestar informações, entrevistas e publicação de artigos em diferentes mídias.
Tipos de conteúdo proibidos pelo Conselho Federal de Medicina
O que é exigido nas publicações envolvendo profissionais da saúde
Vale salientar que aqui estão apenas alguns tópicos resumidos que são apresentados no Manual de Publicidade Médica. Aqui no blog, fizemos um artigo completo sobre essas normas e o que pode ou não ser feito no marketing para a área de saúde.
De maneira geral, o que os grandes buscadores esperam de sites da área de saúde é que eles sejam confiáveis e também capazes de transmitir segurança para os usuários.
Sites e páginas que apresentam conteúdos ligados a finanças e medicina são “enquadrados” em um grupo onde as plataformas exigem mais cuidado na produção de conteúdo e na otimização.
Nesse sentido, os atributos E-A-C (expertise, autoridade e credibilidade), diretrizes de avaliação divulgadas pelos especialistas para rankear melhor, devem ser o nosso horizonte em todas etapas de um trabalho de SEO em sites de saúde.
As plataformas não divulgam detalhes de como essa “auditoria” é realizada por seus algoritmos. É comum que haja opiniões diferentes entre os profissionais que atuam na criação desse tipo de conteúdo.
Contudo, se for analisar as características e o desempenho dos principais portais de saúde da atualidade, é possível entender quais atributos uma página como essa deve possuir.
Sabendo que os conteúdos criados podem afetar a vida das pessoas, as plataformas entendem que esse tipo de assunto deve ser produzido por pessoas competentes, com autoridades, profissionais ou especialistas da área.
Por isso, é muito importante que os conteúdos sejam produzidos ou passem pela revisão de um profissional com autoridade na área, como médicos, psicólogos e nutricionistas, antes de ser publicado.
Esse atributo leva em conta a autoridade da organização que o autor especialista representa — em sites de profissionais liberais, as credenciais do médico também podem ser analisadas sob o ponto de vista empresarial (prestação de serviços).
Isso significa que informações sobre o proprietário ou o responsável pelo site devem ser disponibilizadas, preferencialmente em uma página institucional, do tipo “Sobre Nós”.
Nesse atributo, a avaliação é centrada na qualidade do conteúdo, principalmente em dados ou estudos citados, que devem ser confiáveis e apresentar links para as fontes principais.
Termos técnicos e científicos podem ajudar a demonstrar expertise, mas devem ser acompanhados por explicações ou palavras populares, caso o material se direcione a públicos leigos.
É preciso deixar claro para os usuários e as plataformas de buscas que o site pertence a uma organização real e confiável. É muito importante que o site apresente:
Dando continuidade aos atributos, temos as otimizações voltadas para os autores do site, em especial os profissionais ou especialistas.
É muito importante que as credenciais do autor sejam exibidas na página, preferencialmente no topo para que os usuários imediatamente se deem conta de que estão lendo um material criado por uma personalidade competente.
Observe que as orientações das plataformas de buscas vão ao encontro das normas do Manual de Publicidade Médica.
Além de apresentar informações sobre os autores em seus artigos, é interessante que eles tenham um perfil com informações detalhadas sobre sua carreira e sua área de atuação.
É comum que as pessoas acessem sites de saúde buscando por dicas de alimentação, qualidade de vida e prevenção, mas principalmente para se informar sobre sintomas e possíveis condições ou doenças.
Ou seja, além de criar conteúdos bem trabalhados com seus devidos materiais complementares, é recomendável que as suas páginas sejam equipadas com recursos que facilitem a navegação, como:
Os featured snippets são os resultados de buscas destacados nas plataformas de pesquisa, que trazem um resumo, geralmente o primeiro parágrafo, ou os tópicos de um artigo. Esses resultados são uma ótima referência para a produção de conteúdo, pois nos dizem o que o buscador espera. Além disso, uma vez conquistados, eles conferem uma enorme visibilidade e autoridade para a sua marca.
Em relação à estrutura do conteúdo, um artigo elegível para um featured snippet deve:
Bom, essas foram algumas dicas para rankear seu site nas primeiras páginas das plataformas de busca. Agora é hora de colocar a mão na massa. E não esqueça de alinhar as suas estratégias de marketing com o Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina.
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