Você conhece ou já ouviu falar do termo “Bots para Instagram”? Cada dia mais o Instagram tem se tornado uma plataforma de aprendizado e entretenimento. Empresas e pessoas têm produzido conteúdos com a finalidade de se tornar referência e ganhar reconhecimento de marca.
Porém, em busca de resultados rápidos, algumas pessoas acabam caindo em uma grande cilada. Estamos falando da utilização de serviços de automação. Esses serviços permitem que uma pessoa ou empresa obtenha seguidores de forma rápida e automática. E isso só é possível através do trabalho dos bots.
Os bots fazem o trabalho de uma pessoa real. Eles seguem outras pessoas, deixam comentários em postagens pré-definidas e prometem aumentar o alcance e o engajamento do seu perfil. E tudo isso, sem você precisar mover um só dedinho. Na teoria, isso parece um sonho. Mas esse sonho acaba se tornando um grande pesadelo. Vamos te explicar melhor no artigo de hoje.
Por serem robôs, os bots não podem considerar o contexto ou as legendas das fotos. Eles só estão ali para fazer o seu trabalho: adicionar um comentário baseado em uma hashtag.
Imagine, por exemplo, você faz uma publicação da captura da tela do seu celular. Logo em seguida, surge o comentário: “Eu amo essa foto – talvez seja o ângulo que você tirou a foto”. Com certeza não foi uma pessoa real que escreveu aquilo, ainda mais alguém que você nem conhece. Isso pode ser ainda pior se o conteúdo da imagem for sensível e a sua empresa deixou um comentário insensível ou inadequado para aquele tipo de postagem.
Há alguns limites que o Instagram define baseado na idade, quantidade de seguidores e segmento. Um usuário comum não deve ter mais de 150 curtidas, 60 comentários e 60 seguir/deixar de seguir a cada hora. Para a rede social, uma pessoa real não tem a capacidade e de curtir, seguir e comentar postagens em tão pouco tempo.
Assim, caso o bot ultrapasse esses números pré-estabelecidos pelo Instagram, você pode ter sua conta limitada (impedida de realizar algumas funções, como curtir publicações) ou até mesmo bloqueadas.
Os bots cumprem o que prometem, eles realmente aumentam o número de seguidores. Porém, são seguidores nada engajados com o seu conteúdo e que não vão acrescentar em nada na sua marca.
Esses seguidores acabam se tornando apenas números e deixando o seu feed todo bangunçado. E não é isso que você quer que aconteça com o seu perfil, não é mesmo? Aliás, é muito melhor ter poucos seguidores engajados e que desejem comprar o seu produto ou adquirir o seu serviço do que muitos seguidores que não interaja com suas publicações e nem gere renda para o seu negócio.
Esse pode ser considerado o principal motivo para não utilizar a automação (bots) no seu Instagram. Se um bot acessar sem permissão a API do Instagram, isso viola os Termos de Uso do Instagram, especificamente:
A – Termos Gerais
Qualquer pessoa que use um bot que viole a API do Instagram pode ser banida.
Há momentos que o Instagram se engana, e quando isso acontece é fácil de se resolver. Mas quando o Instagram reconhece que sua atividade não é natural a forma que ela encontra para proteger a plataforma é o shadow banning.
Isso significa que o seu conteúdo ficará invisível para os não seguidores. Independente do que faça ou das hashtags que use, o seu conteúdo não aparecerá no feed das pessoas que não te seguem.
Você ainda pode criar postagens e interagir com os seguidores atuais, mas não poderá mais se envolver e atrair novos seguidores.
A melhor solução para substituir o uso de bots é contratando uma agência de marketing digital. Esses profissionais deixarão os comentários mais autênticos, além de interagirem com seguidores e trazer para a sua empresa uma audiência real e interessada em seu conteúdo. Você também não precisará se preocupar com comentários embaraçosos que arrisquem a sua reputação.
Além disso, as agências de marketing digital pensam estratégias que vão ajudar a atrair mais seguidores e que transforme uma curtida em conversão. No final das contas, é uma opção mais vantajosa e lucrativa para o seu negócio.
Sabemos que o início não é nada fácil. Então, se você ainda não pode contratar alguém para fazer a gestão das suas redes sociais para você, dedique 20 minutos ou mais para realizar essa atividade. Mantendo a consistência os resultados aparecerão. Lembre-se que esse trabalho é muito importante para a sua empresa. Não deixe de fazê-lo.
Se você quer interação com o seu perfil, você precisa interagir. Evite comentários genéricos, como emojis, por exemplo. Tire um tempo para se dedicar a responder comentários e interagir com a sua audiência. É um pouco mais demorado, mas os resultados são satisfatórios. Mantenha o seu feed sempre organizado.
Essa é uma boa opção para quem não tem tempo de interagir com a sua audiência. Assim como no Facebook, no Instagram você consegue realizar anúncios com intuito de ganhar engajamento e ser conhecido por pessoas interessadas no seu conteúdo. Anúncios com vídeos costumam performar muito bem.
Vale lembrar que se você puder associar essa ação com as interações, o resultado virá mais rápido e com maiores chances de converter uma estratégia em leads.
Como dito anteriormente, os bots do Instagram são ótimos para aumentar o seu número de seguidores, mas o crescimento não é autêntico. É melhor ter 100 seguidores que amam a sua marca, do que 1.000 que não interagem com você. Se concentre nisso, qualidade é melhor que quantidade.
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