É notória a mudança de comportamento dos consumidores mediante a era digital. Devido a uma crise sanitária que o mundo enfrentou e ainda vem enfrentando, o uso da tecnologia para conectar pessoas a serviços e produtos se tornou ainda mais essencial para que as empresas mantivessem as “portas abertas”.
É utilizando o marketing digital que as empresas conseguem atrair seguidores e transformá-los em clientes. O novo formato de negócio obriga as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, a se reinventarem e apostarem no marketing digital. Dessa forma a competição pela a atenção ao público só aumentou.
A busca pelo conteúdo perfeito se tornou a saga de muitos empreendedores, cada um busca tentando descobrir o formato ideal para atrair o seu público e elevar o valor da sua marca. Mas o que se tornou muito perceptivo é que o marketing de conteúdo se tornou a chave para o sucesso de muitas empresas. Principalmente se esses conteúdos forem visuais.
No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender o porque os recursos visuais são importantes para o seu negócio, como implementá-las nas suas campanhas e conteúdos. Confira também as 5 tendências para 2022.
Abordar um conteúdo deve ser feito com bastante cuidado, de forma a não manchar a imagem da sua marca. Por isso, construir um conteúdo autêntico, verdadeiro e honesto faz toda a diferença na hora de mostrar a sua marca para o mundo.
Chega de fotos de pessoas que parecem que saíram das páginas de uma revista. O público busca por autenticidade, coisas verdadeiras. Imagens de um jantar em família, pessoas sorrindo ou apenas alguém trabalhando podem sim, ser atraentes para o seu público. Mas se tudo for honesto, espontâneo, verdadeiro.
As pessoas querem se conectar com pessoas reais, que passam pelos mesmos problemas que elas ou que gostam das mesmas coisas. Pense nisso e mude a imagem da sua empresa.
Em meio a interrupção das interações presenciais, a conexão virtual se tornou a única forma de interagir com o distanciamento. As pessoas gostam de estar conectadas, de aprender coisas novas, de expressar a sua opinião e de se sentir parte de alguma coisa. Foi por esse motivo que nos últimos 24 meses a transmissão ao vivo se tornou febre no mundo digital.
Não há nada mais autêntico que ficar na frente de uma câmera e produzir um conteúdo que não foi editado para os seus clientes. Essa é a melhor maneira de demonstrar que a sua marca é autêntica. Além disso, essa interação permite que a sua audiência tire dúvidas e faça perguntas referentes ao seu produto ou serviço. Demonstrando interesse e, muitas vezes, realizando a compra no exato momento.
Exemplos de como as marcas têm utilizado os recursos da transmissão ao vivo em seu marketing incluem aquelas que fazem parceria com uma plataforma de streaming estabelecida no Twitter, no YouTube ou no Instagram para campanhas.
Uma ótima tendência que continuará em 2022 são os conteúdos sobre estilo de vida. Mais pessoas estão se preocupando em como viver melhor e em como ter uma vida mais sustentável. Apostar em conteúdos com essa temática pode atrair muito mais clientes do que você imagina.
É claro que se o seu negócio é B2B é difícil conseguir encaixar assuntos assim para falar com a sua audiência. Porém, uma ideia que pode funcionar é mostrar como a sua equipe ajudou em uma arrecadação de fundos ou realizou algum evento beneficente na sua região. Outra forma de fazer isso é mostrar como a sua empresa encoraja os funcionários a aliviar o estresse praticando exercícios e ioga antes do trabalho. Temas como esses podem ajudar a sua marca a se conectar com pessoas que têm os mesmos interesses, se diferenciando da concorrência.
Essa é uma tendência quente que o comércio eletrônico e varejistas devem ficar por dentro em 2022. Crie conteúdos compráveis nas suas principais redes de relacionamento. O que isso significa?
Conteúdo comprável é um termo utilizado para falar que os clientes podem comprar produtos a partir das imagens, sem precisar adicionar o item a um carrinho.
Algumas plataformas até permitem o pagamento instantâneo, com métodos digitais como o Apple Pay, o que é um bônus. Instagram, Pinterest, Facebook e YouTube utilizam essa opção, e mais plataformas estarão aderindo à tendência em breve.
Por que isso funciona tão bem? Provavelmente, a resposta tem a ver com o fato de ser algo instantâneo. Os clientes não têm tempo para se distraírem ou mudarem de opinião antes de finalizar a compra. Em vez disso, eles podem fazer um pedido no mesmo momento em que veem um item sem o qual eles absolutamente não podem viver.
A otimização dos mecanismos de busca foi muito utilizado para atrair clientes em 2021, e continuará sendo tendência em 2022. Ao utilizar mecanismos de busca, como o Google, a possibilidade de um potencial cliente te encontrar cresce ainda mais.
Pense comigo, se você deseja encontrar um restaurante perto de você, qual a sua primeira atitude? Acredito que é pegar o celular e pesquisar por um restaurante mais perto de você, não é mesmo?
Além de saber o endereço, você consegue ver fotos do ambiente, avaliações de outros clientes e até o telefone para fazer uma reserva. É simples, fácil e bem prático. Por isso, utilizar esse mecanismo para fazer a sua empresa ser conhecida e fornecer informações importantes para a sua audiência pode melhorar ainda mais as suas possibilidades.
Bom, 2022 acabou de começar. Use as dicas de demos hoje para montar o seu planejamento de marketing digital para o novo ano. Para mais dicas como essa, não deixe de nos seguir no Instagram: @rm6interativa.
Obrigado por chegar até aqui e até a próxima.
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